Saber Fazer
linho-36.jpeg

Aprender a produzir Linho 2018

APRENDER A PRODUZIR LINHO 2018
- DA SEMENTE AO FIO  -

Em 2018 voltaremos a cultivar o Linho e a oferecer uma série de actividades relacionadas com a produção desta maravilhosa fibra têxtil.
Esta Primavera iniciamos uma parceria com a BioHabitus, um projecto de produção e comercialização de legumes, hortícolas e aromáticas produzidos em modo biológico certificado aqui da zona do Porto, que nos irá receber para cultivarmos não só o nosso Linho, mas também as nossas Plantas Tintureiras. A produção própria dos materiais com que trabalhamos tem sido algo importante e distintivo nas oficinas que realizamos e é algo em que queremos apostar cada vez mais.
Voltando ao Linho, este ano voltaremos a oferecer um curso para aqueles que querem mergulhar mais profundamente no tema. O curso decorrerá entre Abril e Julho em sessões que terão lugar ao fim-de-semana (ver calendário abaixo).
As diferentes sessões do curso também podem ser frequentadas como oficinas pontuais.


Curso (Abril-Julho)

linho-36.jpeg

Aprender a produzir Linho 2018

Abril - Julho

Este é o segundo ano em que realizaremos este curso e a edição do ano passado correu tão bem que nos fez querer apostar em formações mais longas e profundas.
Todas as sessões estão planeadas para terem lugar ao fim-de-semana.

Neste curso respeitamos os tempos naturais de produção e processamento do Linho enquanto aprendemos através da prática, destacando sempre a forte componente técnica que a produção de fibra de qualidade implica. Este curso combina as técnicas tradicionais de produção de Linho praticadas em Portugal com a informação técnica obtida através da investigação que realizamos nos últimos anos.
Para o efeito cultivaremos um linhal de Linho Galego (uma variedade regional rara) em modo biológico.

O curso terá início na sementeira, em Abril, e terminará em Julho, quando trabalharmos as fibras para as transformar em fio.
Pelo meio, acompanhamos o crescimento do nosso linhal.
Fazemos a colheita quando o Linho nos pedir, ripamos e iniciamos a curtimenta, mergulhando-o na água
Tiramos o nosso linho do tanque e colocámo-lo mais uns dias a secar bem para, de seguida, o levarmos a um dos raros engenhos que ainda funcionam para ser moído.
No final, juntamo-nos a trabalhar. Espadelamos, com a espadela tradicional e com a nossa espadeladora mecânica, assedamos até termos, finalmente, as belas fibras na mão. Para quem quiser ir um pouco mais longe, poderemos ainda aprender a fiar, transformando a fibra que produzimos em fio. 
Este curso é uma viagem que nos vai fazer olhar para o Linho de outra forma.

Aqui encontram toda a informação necessária, incluindo o calendário previsto para todas as sessões.
Para esclarecer alguma dúvida, podem sempre contactar-me.

Oficinas pontuais

linho-27.jpg

1
A Sementeira do Linho

28 de Abril de 2018

linho-11.jpg

2
A Colheita do Linho

30 de Junho 2018

curtimenta-4.jpg

3
Maceração do Linho

8 de Julho 2018

moagem-2.jpg

4
A Moagem do Linho

21 de Julho 2018

linho-34.jpg

5
Trabalhar o Linho

22 de Julho 2018