Oficinas e actividades

COMO SE PRODUZ SEDA: da criação de bicho da seda à extração do fio dos casulos - visita orientada, demonstração e experimentação

  • Quinta de Serralves 210 Rua Dom João de Castro Porto, Porto, 4150 Portugal

Em Junho, a criação de bicho-da-seda que se faz na Quinta de Serralves pelo segundo ano consecutivo, encontra-se num momento especial em que é possível observar todas as fases de desenvolvimento do insecto que nos oferece esta fibra extraordinária, do ovo à borboleta. No próximo sábado dia 11 de Junho, usaremos este momento único como uma oportunidade para explorar a temática da produção da Seda e as técnicas necessárias para obter esta fibra fascinante.
Crianças e adultos poderão ficar a conhecer mais sobre o insecto, as especificidades da sua criação e experimentar a técnica da extração da seda utilizando casulos verdadeiros.
No final da manhã, o público poderá assistir ao processo de extração do fio de seda tradicional, demonstrado por Mª Teresa Frade, uma artesã natural de Castelo Branco que fez da produção de seda a sua profissão durante décadas, e que nos irá ensinar como se transformam os casulos em fio.

Orientação: Alice Bernardo, Helena Tomás, Paula Péres e Margarida Afonso (visita e experimentação) e Mª Teresa Frade (demonstração da manhã)
Dia: 11 de Junho (sábado);
Horário: 11h-13h e 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Lagar);
Entrada: livre, mediante aquisição de bilhete Museu ou Parque;
Mais informações: www.serralves.pt