Oficinas e actividades

COMO SE PRODUZ LINHO: Oficina prática de processamento do Linho com Mª das Dores Matos

  • Quinta de Serralves Rua de Bartolomeu Velho 141 Porto 4150 Portugal

No final da Primavera chega a hora de colher o linho que semeamos e cultivamos durante o último par de meses na Quinta de Serralves. Este momento marca o mote para que uma das poucas pessoas que ainda produz linho de forma profissional em Portugal, Mª das Dores Matos, venha partilhar connosco o seu conhecimento sobre a produção desta fibra têxtil em pequena escala, desde a semente ao fio. 
Nesta oficina prática dedicada à produção do Linho em pequena escala, iremos aprender todas as fases de processamento desta fibra com a orientação de uma das poucas artesãs no nosso país que utiliza apenas linho cultivado e processado por si própria, no seu trabalho de tecelagem artesanal.  
Os participantes terão oportunidade dar início a esta oficina com o Linhal de 2016 ainda no terreno e aprender todas as técnicas, da colheita à assedagem, utilizando apenas o Linho Galego cultivado na própria Quinta de Serralves e as ferramentas utilizadas pela própria artesã.
Numa altura em que já praticamente não se produz Linho em Portugal e a maior parte do fio utilizado é importado, é importante conhecer o potencial da produção desta fibra e a forma como esta deve ser produzida para se obter fibra têxtil de qualidade.
 

Formadora: Maria das Dores Matos
Dia: 2 de Julho (sábado);
Horário: 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Eira);
Inscrição: 7,5€
Lotação: 10 participantes;

INFORMAÇÕES ÚTEIS

ACESSO: Rua Bartolomeu Velho, 141 (Quinta de Serralves, pf. tocar à campainha)
INSCRIÇÕES
Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento
Online
- Por transferência bancária, à ordem de Fundação de Serralves com o IBAN: PT50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para apoio.se@serralves.pt; dados necessários para a inscrição: nome completo, endereço de e-mail, telefone/telemóvel.

A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes. É respeitada a ordem de entrada.

Mais informações: www.serralves.pt