Oficinas e actividades

Aprender a produzir Linho - Oficina de longa duração abril - Julho


  • Parque da Devesa parque da devesa famalicão

** Dado o elevado número de inscrições e o facto da oficina ser inteiramente gratuita graças ao apoio do Município de V.N. de Famalicão, será dada prioridade às inscrições dos residentes do concelho.
Caso as vagas existentes não sejam preenchidas por residentes até dia 05 de Abril, data limite para inscrições, os restantes interessados serão contactados no sentido de confirmarem o seu interesse.
Assim sendo, as inscrições estão abertas directamente no site do Parque da Devesa, mas caso não seja residente do concelho de Famalicão, a sua inscrição será aceite, mas ficará em lista de espera até dia 05 de Abril.
Para qualquer informação ou esclarecimento, por favor contacte-me.  
Caso não consiga participar nesta oficina, irão decorrer também alguns interessantes dias abertos e oficinas de dia único em torno do Linho e que serão adicionados em breve ao calendário. Agradeço a compreensão! - Alice **

 


A partir do convite realizado pelo Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave e em colaboração directa com esta instituição, bem como com os Serviços Educativos da Divisão de Educação da C.M. de Famalicão e o Parque da Devesa, o Saber Fazer organiza pela primeira vez um curso dedicado ao cultivo do Linho para fibra têxtil que irá juntar o conhecimento técnico reunido ao longo dos últimos anos, bem como os profissionais que trabalham nesta área, no nosso país.
Este curso, de carácter prático e destinado a adultos, desenrolar-se-á nas hortas urbanas do Parque da Devesa em Famalicão, e terá a duração do ciclo de cultivo e processamento do Linho, desenrolando-se em diversas sessões entre Abril e Julho. Nele iremos aprender a produzir Linho para finalidade têxtil, da semente ao fio.

Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre todo o processo através da prática, cultivando especialmente para o efeito um linhal e todos os trabalhos terão orientação técnica de profissionais que virão pela primeira vez partilhar o seu conhecimento directamente connosco, tratando-se de uma troca única de experiências.
O cultivo será realizado em modo biológico, tirando partido da experiência neste tipo de agricultura que é prática única nas hortas urbanas do Parque da Devesa.
Usando como mote o processamento do linho, no decorrer deste curso irão ser organizadas visitas a alguns dos locais e artesãos que ainda produzem esta fibra no Norte de Portugal. O contacto direto com o ciclo de produção e técnicas de transformação da fibra, permitirá sensibilizar para questões que rodeiam a produção e consumo têxtil atual, sejam estas de sustentabilidade ambiental ou social.

Orientação: Eng.António Silva, Alice Bernardo, Eng.Marisa Moreira, Maria das Dores Matos, Fátima Mota, Rosa Ferreira, (..)
Duração aproximada: 1ªquinzena de Abril - 1 ª quinzena de Julho
Horário: sábados previamente agendados - ver calendário
Lotação: 25 pessoas
Custo: Gratuito
Inscrição obrigatória: no site do Parque da Devesa. As inscrições estão abertas com prioridade dada aos residentes do concelho. Se não for residente, pode inscrever-se mas ficará em lista de espera até à data limite das inscrições. Agradeço a compreensão.
Local: Hortas urbanas do Parque da Devesa - Famalicão e outros locais

***

CALENDÁRIO PROVISÓRIO:
O curso compreenderá cerca de 8-9 sessões, algumas indispensáveis, como a sementeira ou a colheita, e outras opcionais, como é o caso de algumas visitas a locais de interesse. O calendário indicado é provisório na medida em que tentaremos agendar algumas das saídas opcionais de acordo com a disponibilidade dos participantes. De forma geral, as sessões decorrerão aos sábados, quase sempre da parte da manhã. 

8 DE ABRIL (sábado de manhã): Sementeira - sessão indispensável

ABRIL - JUNHO: sessões de manutenção do linhal a agendar com os participantes e saídas de campo (visitas a artesãos e visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal) - sessões opcionais

24 DE JUNHO (sábado de manhã): Colheita, ripagem e colocação no tanque - sessão indispensável

ENTRE 30 DE JUNHO E 3 DE JULHO: Retirada do linho do tanque e início da secagem (data dependente do processo de maceração) - sessão opcional

14 + 15 DE JULHO (6ªfeira e sábado): Moagem com ida ao engenho + processamento do linho (espadelagem, assedagem e fiação) na 2ª semana de Julho -  sessão indispensável

***

Para mais informações relativas a programa do curso, horários e outras questões, por favor contacte-me.