Saber Fazer

Oficinas e actividades

Back to All Events

Aprender a produzir Linho - Oficina de longa duração abril - Julho


  • Parque da Devesa parque da devesa famalicão (map)

** Inscrições encerradas **

 

A partir do convite realizado pelo Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave e em colaboração directa com esta instituição, bem como com os Serviços Educativos da Divisão de Educação da C.M. de Famalicão e o Parque da Devesa, o Saber Fazer organiza pela primeira vez um curso dedicado ao cultivo do Linho para fibra têxtil que irá juntar o conhecimento técnico reunido ao longo dos últimos anos, bem como os profissionais que trabalham nesta área, no nosso país.
Este curso, de carácter prático e destinado a adultos, desenrolar-se-á nas hortas urbanas do Parque da Devesa em Famalicão, e terá a duração do ciclo de cultivo e processamento do Linho, desenrolando-se em diversas sessões entre Abril e Julho. Nele iremos aprender a produzir Linho para finalidade têxtil, da semente ao fio.

Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre todo o processo através da prática, cultivando especialmente para o efeito um linhal e todos os trabalhos terão orientação técnica de profissionais que virão pela primeira vez partilhar o seu conhecimento directamente connosco, tratando-se de uma troca única de experiências.
O cultivo será realizado em modo biológico, tirando partido da experiência neste tipo de agricultura que é prática única nas hortas urbanas do Parque da Devesa.
Usando como mote o processamento do linho, no decorrer deste curso irão ser organizadas visitas a alguns dos locais e artesãos que ainda produzem esta fibra no Norte de Portugal. O contacto direto com o ciclo de produção e técnicas de transformação da fibra, permitirá sensibilizar para questões que rodeiam a produção e consumo têxtil atual, sejam estas de sustentabilidade ambiental ou social.

Orientação: Eng.António Silva, Alice Bernardo, Eng.Marisa Moreira, Maria das Dores Matos, Fátima Mota, Rosa Ferreira, (..)
Duração aproximada: 1ªquinzena de Abril - 1 ª quinzena de Julho
Horário: sábados previamente agendados - ver calendário
Lotação: 25 pessoas
Custo: Gratuito
Inscrição: encerrada
Local: Hortas urbanas do Parque da Devesa - Famalicão e outros locais

***

CALENDÁRIO PROVISÓRIO:
O curso compreenderá cerca de 8-9 sessões, algumas indispensáveis, como a sementeira ou a colheita, e outras opcionais, como é o caso de algumas visitas a locais de interesse. O calendário indicado é provisório na medida em que tentaremos agendar algumas das saídas opcionais de acordo com a disponibilidade dos participantes. De forma geral, as sessões decorrerão aos sábados, quase sempre da parte da manhã. 

8 DE ABRIL (sábado de manhã): Sementeira - sessão indispensável

ABRIL - JUNHO: sessões de manutenção do linhal a agendar com os participantes e saídas de campo (visitas a artesãos e visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal) - sessões opcionais

24 DE JUNHO (sábado de manhã): Colheita, ripagem e colocação no tanque - sessão indispensável

ENTRE 30 DE JUNHO E 3 DE JULHO: Retirada do linho do tanque e início da secagem (data dependente do processo de maceração) - sessão opcional

14 + 15 DE JULHO (6ªfeira e sábado): Moagem com ida ao engenho + processamento do linho (espadelagem, assedagem e fiação) na 2ª semana de Julho -  sessão indispensável

***

Para mais informações relativas a programa do curso, horários e outras questões, por favor contacte-me.