Saber Fazer

Oficinas e actividades

Como se produz Seda: Demonstração com Teresa Frade

Nesta oficina a D.Teresa Frade, uma das últimas artesãs que fez da produção de Seda a sua vida em Castelo Branco, fará uma das suas raras aparições em colaboração com o Município de Vila Nova de Famalicão e o Saber Fazer.
Durante este dia, os visitantes do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave poderão assistir à demonstração de algumas fases da produção de seda realizada pela própria Teresa Frade, nomeadamente o desenrolamento dos casulos e a lavagem, de forma a obtermos o fio de seda.
Será uma oportunidade para assistir a estes processos que são cada vez mais difíceis de testemunhar, falar com a artesã, esclarecer dúvidas e aprender mais sobre esta fibra têxtil maravilhosa.
No mesmo dia teremos ainda a presença das professoras Helena Tomás e Paula Peres que, em conjunto com a Prof.Margarida Afonso, constituem o Centro Ciência, Tradição e Cultura, responsável por fazer um excepcional trabalho de documentação e passagem do conhecimento de Teresa Frade.


Demonstração: Teresa Frade
Dia: 17 de Junho (sábado)
Horário: 11h-13h e 15.00h-18.30
Custo: gratuito
Entrada: livre para a actividade de demonstração
Local: Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, Famalicão (Rua José Casimiro da Silva, Outeiro - Calendário, 4760-355 Vila Nova de Famalicão)