Saber Fazer

Diário do Curso do Linho em Famalicão

O Eng.António Silva

O Eng. António Silva foi quem nos acompanhou no dia da sementeira, lançando assim o nosso curso.
António Silva é engenheiro agrónomo de formação e foi uma das poucas pessoas no nosso país a trabalhar o tema do Linho. No final dos anos 80 fez inclusive recolhas de sementes de variedades regionais por todo o país, estando estas sementes atualmente depositadas no Banco Nacional de Germoplasma Vegetal. Uma dessas sementes, recolhida em Ponte de Lima entre 1987 e 1989, de acordo com os seus registos, é a antepassada da semente que utilizamos no nosso cultivo. 
Trabalhou também em diversos estudos dedicados à valorização económica do Linho para finalidade têxtil, tendo realizado ensaios com variedades comerciais importadas e também construído equipamento que visava aumentar a produtividade desta cultura, nomeadamente uma espadeladora mecânica.
Encontra-se já reformado há alguns anos, pelo que tê-lo a partilhar o seu conhecimento connosco é algo especial.

Podem ler um pouco mais sobre isto num post que escrevi há um par de anos sobre o Eng.Silva:
http://www.saberfazer.org/research/2015/4/22/o-engenheiro-do-linho?rq=engenheiro

Alguma da Bibliografia do Eng.Silva, para quem quiser ler mais sobre o seu trabalho:

  • Silva, A. F., 1999-b - Artesanato de linho, uma actividade económica complementar ou alternativa no meio rural. Estação Regional de Culturas Arvenses, Braga.
     
  • Silva, A. F., 1999-a - Artesanato de linho, linhas de acção para o seu incremento. Estação Regional de Culturas Arvenses, Braga.
     
  • Silva, A. F., 1997 - Proposta de plano de experimentação sobre linho e cânhamo para o Alentejo e Beira Interior. Direcção Regional de Agricultura de Entre-Douro e Minho, Braga.
  • ilva, A., 1990 - O linho têxtil. Gazeta das Aldeias, 18-22.