Saber Fazer

Diário do Curso do Linho em Famalicão

A época de sementeira

Sabendo que estamos a cultivar para produzir fibra e que, portanto, estamos a cultivar um linho de Primavera (ler sobre as variedades aqui), devemos escolher a época certa para a sementeira com o objetivo de optimizar e maximizar o seu período de crescimento, para que as plantas cresçam altas e a um ritmo regular.

Para isto, devemos saber que o Linho é uma planta de dias longos, ou seja, quanto mais longos se tornam os dias, mais curto é o seu ciclo vegetativo,
Não cresce abaixo dos 5c, mas também deixa de crescer acima dos 28C, estando as temperaturas ótimas para o seu desenvolvimento entre os 10 e os 20oC, desde a sementeira até ao arranque.

Assim, e em teoria, a sementeira no litoral norte pode começar a partir de meados de Março. No interior será porventura um pouco mais tarde.
Na prática, o importante é esperar até que os frios intensos e as geadas já tenham terminado - se o tempo estiver demasiado frio, a planta não se desenvolverá.
No entanto, não devemos atrasar muito a sementeira, pois os dias demasiado quentes da Primavera tardia vão acelerar o seu ciclo vegetativo, resultando em plantas mais pequenas e fibra de menor qualidade.
O ideal é planearmos a sementeira de forma a aproveitar o início da Primavera de forma a que as plantas tirem proveito das temperaturas amenas e equilíbrio de água, para que cresçam a um ritmo constante e fiquem altas.

No interior do país, a época de sementeira será mais curta do que no litoral, já que o frio demora mais tempo a desvanecer e o calor instala-se de forma mais intensa, mais cedo.
Por esta mesma razão, a melhor região para o cultivo do linho de qualidade é a zona litoral norte, por ser a que tem a Primavera mais amena.

Tradicionalmente, diz-se que o Linho deve ser semeado entre o Quarto Crescente e a Lua Cheia (excluindo esta), o que resulta em plantas mais altas e vigorosas, com sementes mais pesadas.
Relacionando esta informação com os princípios da Agricultura Biodinâmica, esta diz-nos que esta fase da lua é a mais indicada para a sementeira de plantas que se vão desenvolver acima do solo.