Adelaide e a Lã

IMG_4656.jpg

Numa visita à D.Ana, marcada para ela me explicar como funcionavam os "riscos" do tear, tive a sorte de conhecer também a D.Adelaide, que é a sua irmã mais velha. Trazia consigo mais alguns riscos e umas mantas, para que eu pudesse perceber melhor como tudo funciona.

Visiting D.Ana for her to explain me about the loom patterns, I was lucky to meet her older sister Adelaide. She brought a few more patterns and blankets with her for me to understand better.

 

Enquanto trocávamos ideias sobre a lã, que estava espalhada por todo o lado em sacos, pedi-lhe para me deixar gravar algumas das coisas de que tínhamos falado entretanto. A D.Adelaide é a mais velha de 5 irmãos. Tece desde os 9 e foi ela que ensinou as irmãs a tecer também, incluindo a D.Ana que actualmente também trabalha na Casa da Lã de Bucos.

While we were talking about wool in general, that was spread all over, I asked her to let me record her explaining a few things she had told me previously. Adelaide is the oldest of 5 brothers and has been weaving since she was 9 years old. She taught it to her sisters, including Ana that currently also weaves at the Casa da Lã in Bucos.

A D.Adelaide fala sobre como para se obter boa lã é preciso tratar bem as ovelhas e como as condições em que se mantêm os rebanhos actualmente, principalmente os que pouco têm acesso a pasto livre, prejudicam o aproveitamento da lã.

D.Adelaide speaks about the conditions in which sheep are kept nowadays in Portugal and how it tends to ruin the wool for later use.

A D.Adelaide fala sobre a diferença entre a boa lã e a má lã, e como esta depende também da parte do corpo da ovelha de onde é tosquiada. A lã da melhor qualidade é sempre a proveniente do lombo do animal, onde as fibras são mais longas e não estão em zonas susceptíveis de serem danificadas pelas fezes. A lã da zona do peito e das pernas, sendo mais curta, geralmente não é aproveitada, mas quando é utilizada nunca resulta num trabalho da melhor qualidade. 

 

 D.Adelaide speaks about the difference between good and bad wool, and how it also depends on which part of the sheep body it was sheared from.

Anterior
Anterior

Tempereiro

Próximo
Próximo

Fazer um fuso com o Zé Manel