Diário | Journal

Na loja: livros sobre o Linho!

Encontrar livros sobre a cultura do Linho escritos em português não é coisa fácil. A maior parte dos que encontro e que são de facto úteis para a prática já foram publicados na primeira metade do séc.XX e são raridades, na verdade.
Por isso, quando encontrei este número sobre o Linho e a sua Cultura publicado pela UTAD, tratei logo de o disponibilizar na loja. Este pequeno livro trata dos assuntos relacionados com o cultivo do Linho, fase que é absolutamente crucial na produção de bom linho, como vim a perceber pela minha experiência em 2015.
Fala de características botânicas, exigências ambientais, variedades, ciclo cultural e produção. Está disponível na loja do Saber Fazer, aqui.

O segundo livro é mesmo uma raridade, que eu já tenho na minha colecção, mas tive a sorte de encontrar outro exemplar e tenho-o disponível também na loja.
O "Linho em Portugal", publicado pela Direcção Geral dos Serviços Agrícolas em 1943 faz um retrato da situação da cultura do linho em Portugal nessa época, mas também dá informação sobre alguns pontos que são intemporais: zonas para o desenvolvimento da cultura do linho, instalações para a maceração e preparação do linho, sementes, maceração e a preparação da fibra.


Finding books about flax in portuguese is really difficult. I managed to find a couple that are now available in my shop, but they are available only in... Portuguese! Sorry about that.