COMO SE PRODUZ SEDA - oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves

No próximo sábado 11 de Junho, o Saber Fazer traz a Serralves um dia inteiramente dedicado à fibra da Seda e à sua produção em pequena escala com demonstrações, experimentações e visitas orientadas à criação do bicho-da-seda, que se faz pelo segundo ano consecutivo na Quinta de Serralves.
Uma oportunidade única para ficar a saber tudo sobre o Sirgo e a Seda e aprender pessoalmente diversas técnicas numa exclusiva oficina prática orientada por uma das únicas artesãs no nosso país que produziu esta fibra têxtil durante décadas: Mª Teresa Frade.

São duas actividades que estão programadas: uma decorre durante todo o dia e é de entrada livre (ver o programa abaixo) e outra, a Oficina Prática de extração de Seda, é de lotação limitada e decorre apenas da parte da tarde.

Fica aqui uma sinopse das duas actividades e toda a informação para que possam vir aprender e experimentar sobre a Seda no próximo fim-de-semana:


SÁBADO 11 de JUNHO
11H-13H e 15H-18H QUINTA DE SERRALVES (LAGAR)



COMO SE PRODUZ SEDA, DA LAGARTA AO FIO: VISITA GUIADA, DEMONSTRAÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO LIVRE
 

 


Em Junho, a criação de bicho-da-seda que se faz na Quinta de Serralves pelo segundo ano consecutivo, encontra-se num momento especial em que é possível observar todas as fases de desenvolvimento do insecto que nos oferece esta fibra extraordinária, do ovo à borboleta. No próximo sábado dia 11 de Junho, usaremos este momento único como uma oportunidade para explorar a temática da produção da Seda e as técnicas necessárias para obter esta fibra fascinante.
Crianças e adultos poderão ficar a conhecer mais sobre o insecto, as especificidades da sua criação e experimentar a técnica da extração da seda utilizando casulos verdadeiros.

Orientação: Alice Bernardo, Helena Tomás, Paula Péres e Margarida Afonso (visita e experimentação) e Mª Teresa Frade (demonstração da manhã)
Dia: 11 de Junho (sábado);
Horário: 11h-13h e 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Lagar);
Entrada: livre, mediante aquisição de bilhete Museu ou Parque;
Mais informações: www.serralves.pt
 



SÁBADO 11 DE JUNHO
15H-18H  QUINTA DE SERRALVES (LAGAR)



OFICINA PRÁTICA DE EXTRAÇÃO E LAVAGEM DA SEDA COM MªTERESA FRADE


 

Nesta oficina iremos aprender sobre a extração do fio da seda com a orientação de Mª Teresa Frade, uma artesã natural de Castelo Branco que nos irá ensinar como os casulos se transformam em fio. Em Portugal já se contam pelos dedos de uma mão os artesãos que ainda trabalham esta fibra extraordinária, e serão menos ainda os que conhecem os seus mistérios. Maria Teresa Frade fez da criação do sirgo e da produção de seda artesanal a sua profissão durante décadas. Esta oficina em Serralves é uma oportunidade única para receber parte do seu conhecimento.

Orientação: Mª Teresa Frade;
Dia: 11 de Junho (sábado);
Horário: 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Lagar);
Público-alvo: crianças maiores de 12 anos e adultos;
Custo: 7.5€;
Lotação: 10 participantes com inscrição prévia;
Mais informações: www.serralves.pt

INSCRIÇÕES:
·         Na Receção do Museu: de 2ª a Domingo, no horário de funcionamento
·         Online (brevemente disponível)
·         Por transferência bancária, à ordem de Fundação de Serralves com o IBAN: PT50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para apoio.se@serralves.pt; dados necessários para a inscrição: nome completo, endereço de e-mail, telefone/telemóvel.


**English translation coming soon**

Anterior
Anterior

COMO SE PRODUZ LINHO: Oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves

Próximo
Próximo

devagar e constante