Saber Fazer

Diário | Journal

Saber Fazer na Festa de Outono - 2016

No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vamos estar novamente presentes na Festa de Outono, na Quinta de Serralves, com uma série de actividades de experimentação e demonstrações.
Este ano temos a ovelha Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho como personagem central e a sua lã, bem como a das restantes raças autóctones, vai ser o mote não só para as oficinas do costume, mas também para a primeira exposição dedicada às Lãs Portuguesas, visitas orientadas a todo o processo de transformação da lã e algumas demonstrações.

O programa pormenorizado das nossas actividades, incluindo horários e locais, pode ser consultado no programa oficial da Festa de Outono, aqui, mas fica já aqui a indicação do que vai acontecer: 

// EXPOSIÇÃO "AS LÃS PORTUGUESAS" //
 VISITA LIVRE 10h00-19h00

Além de informação que pretende mostrar o tipo de lã que cada raça de ovinos produz e o seu potencial na utilização têxtil, esta exposição inclui amostras de todos os velos, que quem nos visitar vai poder ver e tocar. Esta "reunião de família", que está a acontecer pela primeira vez (!), antecede a publicação do Guia Prático das Lãs Portuguesas e é uma oportunidade única para se ter uma perspectiva sobre as lãs produzidas em Portugal.

 

// VISITA GUIADA A TODO O PROCESSO DA LÃ, DA OVELHA AO TECIDO //
 SÁB: 12h30 e 16h00 - DOM: 12h00 e 16h00

Esta visita será orientada por mim, Alice Bernardo, e pelo Eng.Nuno Monteiro, que é o responsável da AMIBA pela raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho e que nos irá acompanhar durante ambos os dias, a todo o processo da lã, da ovelha até ao tecido, e também à Exposição das Lãs Portuguesas. Óptimo para quem quer saber mais e gosta de fazer perguntas muito específicas sobre os ovinos e a sua lã.
Esta visita acontecerá duas vezes por dia, com encontro marcado na Exposição (ver programa de Serralves para mais informação)

 

// EXPERIMENTAÇÃO DE FIAÇÃO //
SÁBADO E DOMINGO 10-19H

Onde se poderá aprender a fiar lã com fuso e roda. Esta será orientada pela Mafalda Pacheco, pela Eglé Bazaraite e pela Tita Costa.

 

 

// EXPERIMENTAÇÃO DE TECELAGEM //
SÁBADO E DOMINHO 10-19H

Onde se poderá aprender a tecer com a orientação da Guida Fonseca e do Fernando Rei.

 

// EXPERIMENTAÇÃO DE FELTRAGEM //
SÁBADO E DOMINGO 10-19H

Vai acontecer pela primeira vez e vai ser orientada pela Ana Rita de Albuquerque, que vai incorporar lãs portuguesas do nosso arquivo na oficina.
 

 

// DEMONSTRAÇÃO DE TINTURARIA NATURAL //
SÁBADO E DOMINGO 16H

Esta demonstração que acontecerá uma vez por dia, às 16h, e será realizada pela Tita Costa é a oportunidade perfeita ficar a conhecer os básicos da tinturaria, com tempo e espaço para fazer perguntas e observar o processo.

 

// DEMONSTRAÇÃO DE FELTRAGEM //
SÁBADO E DOMINGO 16H

A Ana Rita, além de orientar a experimentação, uma vez por dia, às 16h, vai fazer uma demonstração da técnica de feltragem que desenvolve no seu trabalho enquanto artista têxtil.
 

 

// EXPERIMENTAÇÃO DE CESTARIA //
SÁBADO E DOMINGO 10H-19

Como sempre, nesta oficina orientada pelo Manuel e pela Rosa, poderão aprender a fazer cestos em vime utilizando as ferramentas e as técnicas destes artesãos.

Alice BernardoComment