Saber Fazer
walk-on-wool-26.jpg

Oficinas e actividades

Back to All Events

Produzir Índigo, da planta ao pigmento - com Alice Bernardo

  • Saber Fazer 245 Rua de Brito Capelo Matosinhos, Porto, 4450 Portugal (map)
indigo-organico-1.jpg

O Índigo, o único verdadeiro azul de origem vegetal, é um pigmento icónico. As suas origens e as práticas relacionadas com a tinturaria natural utilizando este pigmento estão quase sempre envoltas em mistério e os segredos do ofício de quem domina esta cor nunca são revelados na totalidade, mesmo nos nossos dias.
Nesta oficina daremos especial atenção às técnicas utilizadas para se extrair o pigmento das plantas, e iremos utilizar  especificamente o método que era tradicionalmente mais utilizado na Índia - a extracção por fermentação em água. As plantas cultivadas por nós e utilizadas para o processo são, na verdade, uma espécie utilizada no Japão e, por isso, falaremos também de outros métodos de extração e conversão de índigo praticados noutras culturas no mundo, para que possamos perceber como é que diferentes métodos nos levam ao mesmo resultado e quais as diferenças entre eles.

No entanto, existem alternativas e no Saber Fazer queremos promover o trabalho com Índigo com base em práticas de tingimento completamente orgânicas e ambientalmente sustentáveis, bem como fornecer informação rigorosa e fundamentada, que estabeleça uma base sólida para quem pretende levar mais longe o seu trabalho com este pigmento. É por isto que esta oficina é especial.
Afinal, o Saber Fazer tem sido pioneiro no cultivo de índigo em modo biológico em Portugal, bem como na extracção deste icónico pigmento a partir das plantas cultivadas por nós e fazemos questão de manter a coerência ao longo de todo o processo.

Assim, nesta oficina, começaremos por aprender mais sobre este pigmento, algumas das diferentes plantas que o produzem e da sua química, parte essencial para que se possa efectivamente perceber como funciona o índigo e como pode ser manipulado.


Conteúdos:

- Introdução ao Azul Índigo: as plantas, o pigmento, a química;
- Extracção de índigo a partir de plantas frescas;
- Outros métodos de extração e conversão do índigo em diferentes culturas no mundo;


Orientação: Alice Bernardo
Dia: 6 de Julho (sábado);
Horário: 14-18h (4h);
Lotação: 10 pessoas;
Valor: 70€
Inscrição: realizando transferência bancária do valor da inscrição (IBAN: PT50 0269 0344 00204268288 50) e enviando comprovativo, juntamente com nome e contacto telefónico, para alice@saberfazer.org. Ou através do MBWAY, utilizando o contacto telefónico do Saber Fazer (968851237).
Em caso de dúvida ou se precisar de ajuda com a inscrição, por favor contacte-me.


Local: 

Oficina Saber Fazer
Rua Brito Capelo 245, Matosinhos
Estação de Metro mais próxima: Linha A, paragem Brito Capelo (1 min a pé)


Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até 10 dias antes da data de realização da oficina. A menos de uma semana da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.


indigo-organico-2.jpg
indigo-organico-3.jpg
indigo-organico-4.jpg
oficina-indigo-28.jpg
oficina-indigo-4.jpg
oficina-indigo-5.jpg