Saber Fazer
walk-on-wool-26.jpg

Oficinas e actividades

Back to All Events

Venda de Lã Mirandesa

tosquia.jpg

Não é todos os dias que temos a possibilidade de ter o Martin a tosquiar um rebanho de Churras Mirandesas registadas em livro genealógico e, por isso, vamos aproveitar a oportunidade para realizar uma venda directa desta Lã a quem, tal como nós também se interessa por Lã Portuguesa!
O objectivo desta venda de Lã é principalmente ajudar a Associação de Criadores de Ovinos Mirandeses a escoar a Lã do seu rebanho e conseguir fazer a ligação com um tipo de público que valoriza esta lã pelas suas características íntrinsecas.
Toda a lã será devidamente desbordada, seleccionada e acondicionada, para que possa ser entregue com a devida qualidade. Este trabalho será realizado por nós, juntamente com a Isabel Sá (projecto Lhana) nos dois dias que antecedem a demonstração da Tosquia.

Por favor vejam abaixo mais informações relativamente à forma de encomendar e as características da Lã Mirandesa.


COMO ENCOMENDAR?
A Lã já preparada estará disponível para compra para quem estiver presente na demonstração de Tosquia.
Quem não pode ir à Tosquia deste ano, mas gostaria ainda assim de adquirir alguma Lã, poderá fazê-lo à distância deixando a sua encomenda através do formulário abaixo ou enviando um email com o seu pedido para alice@saberfazer.org
Basta enviar-nos uma mensagem indicando a finalidade que irá dar à Lã (por exemplo, fiação, feltragem, enchimento ou outra) e a quantidade pretendida (em Kg de Lã em bruto ou número de velos). Não existem quantidades mínimas.
Tentaremos fazer o melhor para reservar a Lã pretendida.
Não será pedido qualquer pagamento até após a realização da tosquia. Nessa altura voltaremos a contactar.


PREÇOS E QUANTIDADES
Só nos será possível aferir a qualidade da Lã no momento da tosquia, pelo que a triagem e a atribuição de preço definitivo será realizada apenas nessa altura.
O preço da Lã será atribuído ao Kg e será escalonado de acordo com a sua qualidade. A nossa estimativa diz-nos que a lã de maior qualidade deverá ser preçada entre os 4.5-7€/Kg.
O peso médio dos velos também terá de ser aferido, pois terá bastante impacto no custo da tosquia que é calculado por animal.
Estimamos que o peso médio dos velos das fêmeas, que compõem a maior parte do rebanho, deva ser de 2.0-2.4Kg (sem desbordagem).
O pagamento será realizado apenas após a tosquia, sendo necessário de momento fazer apenas a reserva/encomenda.


O QUE ESPERAR DA LÃ MIRANDESA?
Apesar do seu pequeno porte, a Churra Mirandesa produz um velo extenso, composto por madeixas pontiagudas com alguma gordura na base. Como raça de tipo Churro, a sua Lã possui fibras longas e espessas, mas de todas as raças churras portuguesas é a Lã mais suave. É esta personalidade forte de churra associada a uma certa suavidade que a torna tão interessante!
É uma Lã relativamente versátil, sendo mais adequada para peças que exijam fibras resistentes e duráveis, mas também para peças de vestuário que não estejam em contacto directo com a pele.
Na feltragem é mais indicada para criar superfícies têxteis que se vão destacar pela sua resistência e durabilidade. O velo feltrado inteiro também produz resultados muito interessantes, dado o comprimento das madeixas.

Comprimento médio das fibras: 10-20cm
Espessura média: 32-34 micra
Rendimento médio em lavado: 45%
Cores disponíveis: o rebanho da ACOM é maioritariamente branco, apesar da raça produzir lã pigmentada;

17.churra-mirandesa-fleece-Alice-Bernardo.jpg
canhona-mirandesa-20.jpg
canhona-mirandesa-12.jpg
canhona-mirandesa-19.jpg

SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA E TRANSPARÊNCIA
Como somos apologistas não só de sustentabilidade ambiental, mas também económica, iremos fazer questão de atribuir a esta lã um valor que cubra o seu custo real.
O seu custo real, nesta situação específica, é composto pelo custo da tosquia que irá ser executada pelo Martin, pela margem de lucro que a ACOM deve receber pelo seu produto, pelo custo do trabalho de desbordagem, seleção e acondicionamento, bem como impostos resultantes da venda.
Acreditamos que a transparência neste assunto também é importante.


PEDIDO DE RESERVA DE LÃ CHURRA MIRANDESA

Nome *
Nome
Tipo de Lã que procuro *
Por favor indique a quantidade que pretende aproximadamente. Por exemplo: "1 velo de lã para fiar" ou "3kg de lã para enchimento"