Back to All Events

O Azul Índigo - da Planta ao Vat de Tingimento


  • Museu do Oriente Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) Lisboa Portugal (map)
indigo-2.jpg
indigo1.jpg
indigo-1.jpg
indigo-3.jpg

Esta oficina irá decorrer em Lisboa, no Museu do Oriente, nos dias 21 e 22 de Setembro de 2019.
As inscrições devem ser realizadas através do site do Museu do Oriente.

A oficina divide-se em 2 dias e em duas partes. Uma parte é dedicada à produção e extração do pigmento a partir das plantas e a segunda parte, mais extensa, é dedicada ao tingimento. A necessidade de termos plantas frescas para realizar a extração do pigmento no local explica a realização do workshop em Setembro.
Começamos por aprender mais sobre este pigmento icónico, algumas das diferentes plantas que o produzem e da sua química, parte essencial para que se possa efectivamente perceber como funciona o índigo e como pode ser manipulado.
Aprenderemos sobre os diferentes tipos de vats de índigo que existem e aprenderemos a montar um vat de tingimento completamente orgânico, uma alternativa sustentável aos vats químicos em que se utilizam substâncias nocivas para o ambiente (como o hidrossulfito de sódio e outros). Falaremos também de outro ponto essencial para um tingimento bem sucedido: a preparação dos tecidos antes do tingimento e sua finalização pós-tingimento.
Cada participante irá criar o seu pequeno vat individual num frasco de vidro que poderá depois levar para casa para trabalhar e esta oficina inclui inclui um Manual de Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Dias: 21 e 22 de Setembro (sábado e domingo);
Horário: sábado das 14h às 18h e domingo das 10h às 18h;
Inscrições e mais informações: através do site do Museu do Oriente

Local: Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
Telefone: 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt