Blog

Aprender a produzir Linho - o início

Foi linda, a manhã de sábado, com um grupo de mais de 20 pessoas interessantes e interessadas em aprender a produzir Linho.

Este dia marcou o início do curso de longa duração de produção de Linho que estou a coordenar e que se está a desenvolver graças ao apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, através do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, bem como dos Serviços Educativos da Divisão de Educação e do Parque da Devesa.

Leia mais

(re) Construir uma espadeladora de linho

Quem me conhece mesmo bem, sabe que não ando aqui pela tradição. Ando aqui porque acredito que é possível produzir de forma mais consciente e sustentável a todos os níveis e que essa produção mais consciente depende, em grande parte, da possibilidade de reduzirmos a escala e tirarmos partido dos recursos locais.

Leia mais

Churras. Bordaleiras. Merinas.

As 16 raças autóctones portuguesas de ovinos podem ser fundamentalmente agrupadas em três grandes grupos, que estão directamente relacionados com o tipo de lã que produzem: Churros, Bordaleiros ou Merinos. Conhecer as características básicas das lãs produzidas por estes três grupos é uma forma muito eficaz de se ter uma ideia genérica do que uma determinada raça produz, apesar das grandes variações que podem surgir por influência de diversos fatores.

Leia mais

A penteação e o outro lado das lãs portuguesas

Pentear lã com os pentes da Louet tem sido, nos últimos tempos, um dos meus maiores prazeres. Então quando tenho nas mãos uma beleza como este merino cinza claro que trouxe da Ancorme há um par de semanas, o resultado é qualquer coisa de especial. Conseguem ver nas fotos como se mantêm os reflexos castanhos no penteado final? É lindo.

Leia mais
fazedores, bastidores Saber Fazer fazedores, bastidores Saber Fazer

Em Vale de Gatos

Uma ida a Évora em misto trabalho/passeio e demos um salto a Vale de Gatos para conhecer o espaço da Isabel e do Carlos. Quis o destino que a Isabel tivesse de viajar uns dias antes de lá irmos, mas recebeu-nos o Carlos, que me deixou fotografar o atelier mesmo sem a dona presente.

Leia mais
matéria-prima Saber Fazer matéria-prima Saber Fazer

plantas tintureiras - as sementes

Um pouco antes da Primavera começar, andei a estudar e a seleccionar as plantas que achava que fazia sentido ter num jardim de tintureiras, reuni as sementes de todas e passei-as à Carlota, que tratou de as germinar e transplantar para o terreno em Serralves.

Leia mais
saber fazer em serralves Saber Fazer saber fazer em serralves Saber Fazer

cores da natureza

Algumas das cores que produzimos durante a oficina de Tinturaria Natural utilizando casca de cebola, henna, ruiva-dos-tintureiros (Rubia tinctorum), folha de nogueira e o índigo japonês acabado de colher (Persicaria tinctoria), em diversos tipos de lã e seda também.

Leia mais
Saber Fazer Saber Fazer

Urzela

Esta pequena amostra de Urzela (Rocella tinctoria) foi-me oferecida pela Guida, para eu fazer crescer um pouco o meu mostruário dedicado à tinturaria natural.

Leia mais
saber fazer em serralves Saber Fazer saber fazer em serralves Saber Fazer

Tingir com índigo fresco

Na Primavera deste ano, lá na Quinta de Serralves, deu-se início à criação de um jardim de plantas tintureiras. Passei algum tempo a estudar e a seleccionar as que achava que seria interessante cultivar, não só para as podermos ver ao vivo, mas também para usar nas oficinas e em experiências várias.

Leia mais
Saber Fazer Saber Fazer

Saber Fazer na Festa de Outono - 2016

No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vamos estar novamente presentes na Festa de Outono, na Quinta de Serralves, com uma série de actividades de experimentação e demonstrações.

Leia mais
bastidores, Tecelagem Saber Fazer bastidores, Tecelagem Saber Fazer

Aprender

A parte boa do meu trabalho é ter direito a momentos únicos de aprendizagem, como estes dias passados no início de Agosto a fazer uma iniciação intensiva à tecelagem com a Guida Fonseca.

Leia mais