Blog

feltragem, Workshops Saber Fazer feltragem, Workshops Saber Fazer

Intersecções

Aqui ficam algumas imagens da oficina de Feltragem com Lãs Portuguesas que a Ana Rita de Albuquerque veio cá dar no passado sábado. Tivemos casa cheia para uma oficina que foi uma estreia na casa do Saber Fazer, mas que será a primeira de muitas.

Leia mais

O Curso do Linho de longa duração - dia final

Semeámos, vimos crescer, colhemos, ripamos, maceramos, secamos e moemos o nosso próprio linho, no espaço de dois meses e meio. Esta foi a parte fácil de produzir linho, a mais trabalhosa vinha a seguir e é a que nos leva a espadelar, assedar e fiar.

Leia mais
etc, fiação Saber Fazer etc, fiação Saber Fazer

The line that ties the world together

"It is a mesmerizing art, the spindle revolving below the strong thread that the fingers twist out of the mass of fiber held on an arm or a distaff. The gesture turns the cloudy mass of fiber into lines with which the world can be tied together. "

Leia mais
saber fazer em famalicão Saber Fazer saber fazer em famalicão Saber Fazer

Primeira colheita de índigo

Esta é a primeira colheita a sério do indigo japonês que está a ser cultivado nas Hortas Urbanas do Parque da Devesa!

Na verdade, o momento ideal para esta primeira colheita teria sido há um mês atrás, bem antes de começarem a surgir flores, mas nessa altura estávamos no pico do ciclo do Linho e os índigos tiveram de esperar.

Leia mais

Selecção artificial

No dia da Colheita, a Sara percorreu o nosso linhal e seleccionou as plantas mais altas e que, portanto, são as mais desejáveis para quem cultiva linho para fibra, para que fosse possível separar a sua semente da restante e, no próximo ano, fazer um pequeno cultivo à parte, a partir desta selecção.

Leia mais

A colheita do Linho no Parque da Devesa

Os últimos dias têm sido intensos e dedicados especialmente ao Linho, que com o calor amadureceu rapidamente e ficou pronto para colher.

A variedade que estamos a cultivar, o Linho Galego, tem uma característica que é mais comum nos linhos selvagens e que torna absolutamente obrigatório realizar a colheita no momento certo.

Leia mais