Blog

O Curso do Linho de longa duração - dia final

Semeámos, vimos crescer, colhemos, ripamos, maceramos, secamos e moemos o nosso próprio linho, no espaço de dois meses e meio. Esta foi a parte fácil de produzir linho, a mais trabalhosa vinha a seguir e é a que nos leva a espadelar, assedar e fiar.

Leia mais
saber fazer em famalicão Saber Fazer saber fazer em famalicão Saber Fazer

Primeira colheita de índigo

Esta é a primeira colheita a sério do indigo japonês que está a ser cultivado nas Hortas Urbanas do Parque da Devesa!

Na verdade, o momento ideal para esta primeira colheita teria sido há um mês atrás, bem antes de começarem a surgir flores, mas nessa altura estávamos no pico do ciclo do Linho e os índigos tiveram de esperar.

Leia mais

Selecção artificial

No dia da Colheita, a Sara percorreu o nosso linhal e seleccionou as plantas mais altas e que, portanto, são as mais desejáveis para quem cultiva linho para fibra, para que fosse possível separar a sua semente da restante e, no próximo ano, fazer um pequeno cultivo à parte, a partir desta selecção.

Leia mais

A colheita do Linho no Parque da Devesa

Os últimos dias têm sido intensos e dedicados especialmente ao Linho, que com o calor amadureceu rapidamente e ficou pronto para colher.

A variedade que estamos a cultivar, o Linho Galego, tem uma característica que é mais comum nos linhos selvagens e que torna absolutamente obrigatório realizar a colheita no momento certo.

Leia mais

transplantar as tintureiras

Nas hortas urbanas do Parque da Devesa, mesmo ao lado do nosso linhal, já estão na terra algumas plantas tintureiras, ou plantas que também servem para fazer tinturaria entre outras coisas.

Transplantamos Indigo japonês, Pastel-dos-Tintureiros, Ruiva-dos-Tintureiros, Açafroa, camomila-dos-tintureiros, estrelas-do-egipto (ou margaridinhas escuras), calêndulas, cravos túnicos e milefólio.

Leia mais

Aprender a produzir Linho - o início

Foi linda, a manhã de sábado, com um grupo de mais de 20 pessoas interessantes e interessadas em aprender a produzir Linho.

Este dia marcou o início do curso de longa duração de produção de Linho que estou a coordenar e que se está a desenvolver graças ao apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, através do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, bem como dos Serviços Educativos da Divisão de Educação e do Parque da Devesa.

Leia mais