Voltar para todos os eventos

Tingimento Orgânico com Índigo, com Alice Bernardo

  • Saber Fazer 112 Rua da Aliança Porto, Porto, 4250-030 Portugal (mapa)
indigo14.jpg

Porquê Orgânico e não apenas Tingimento com Índigo? Porque, na verdade, o Azul não é todo igual e a razão é simples: para o tornar solúvel em água, e assim tornar possível o tingimento com este pigmento, é necessário provocar uma alteração molecular no índigo. Pela complexidade deste processo, é nesta fase que normalmente são utilizados químicos tóxicos, como o hidrossulfito de sódio e outros, muito prejudiciais à saúde e ao ambiente. Ou seja, mesmo quando o pigmento utilizado é de origem natural, usualmente os assistentes são tóxicos, o que cria uma situação contraditória para quem defende práticas sustentáveis.

No entanto, existem alternativas e no Saber Fazer queremos promover o trabalho com Índigo com base em práticas de tingimento completamente orgânicas e ambientalmente sustentáveis, bem como fornecer informação rigorosa e fundamentada, que estabeleça uma base sólida para quem pretende levar mais longe o seu trabalho com este pigmento. É por isto que esta oficina é especial.
Afinal, o Saber Fazer tem sido pioneiro no cultivo de índigo em modo biológico em Portugal, bem como na extracção deste icónico pigmento a partir das plantas cultivadas por nós e fazemos questão de manter a coerência ao longo de todo o processo.

Assim, nesta oficina, começaremos por aprender mais sobre este pigmento, algumas das diferentes plantas que o produzem e da sua química, parte essencial para que se possa efectivamente perceber como funciona o índigo e como pode ser manipulado.
Nesta oficina aprenderemos sobre os diferentes tipos de vats de índigo que existem e aprenderemos a montar um vat de tingimento completamente orgânico, uma alternativa sustentável aos vats químicos em que se utilizam substâncias nocivas para o ambiente (como o hidrossulfito de sódio e outros). Falaremos também de outro ponto essencial para um tingimento bem sucedido: a preparação dos tecidos antes do tingimento e sua finalização pós-tingimento.
Cada participante irá criar o seu pequeno vat individual num frasco que poderá depois levar para casa para trabalhar e esta oficina inclui inclui um exclusivo Manual de Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo.
Nesta oficina iremos trabalhar com fibras de origem vegetal, nomeadamente algodões e linhos.


Conteúdos:

- introdução ao azul índigo: as plantas, o pigmento e a química
- preparação dos tecidos para tingimento com índigo
- o que é um vat e diferentes tipos de vats de indigo
- Criação de um vat de tingimento de índigo orgânico (sem químicos)
- tingir com índigo
- manutenção de um vat de índigo
- tratamento dos tecidos pós-tingimento


Orientação: Alice Bernardo
Dia: 7 de Julho (domingo);
Horário: 10-13h e 15-18h (6h);
Lotação: 10 pessoas;
Valor: 90€
Inscrição: realizando transferência bancária do valor da inscrição (IBAN: PT50 0269 0344 00204268288 50) e enviando comprovativo, juntamente com nome e contacto telefónico, para alice@saberfazer.org. Ou através do MBWAY, utilizando o contacto telefónico do Saber Fazer (968851237).
Em caso de dúvida ou se precisar de ajuda com a inscrição, por favor contacte-me.


Local: 

Oficina Saber Fazer
Rua da Aliança 112
4250 Porto

Inscrição Oficina de Tingimento Orgânico com Índigo / 7 de Julho 2019

Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até 10 dias antes da data de realização da oficina. A menos de uma semana da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.


oficina-indigo-3.jpg
oficina-indigo-2.jpg
indigo-11.JPG
indigo13.jpg
indigo12.jpg
oficina-indigo-1.jpg
indigo14.jpg
Anterior
Anterior
30 de junho

Iniciação à Tapeçaria com Guida Fonseca (8H)

Próximo
Próximo
20 de julho

Trabalhar o Linho 2019 - Oficina prática