Blog

Rematerializar as Lãs Transmontanas

Uma das componentes do projeto que nos deu mais prazer produzir foi, sem dúvida, este mostruário de amostras das lãs das 5 raças de ovelhas autóctones transmontanas processadas. Para que serve a lã de uma churra bragançana? Como é o seu fio? E se a feltrarmos ou tecermos, como se comporta? Era este um dos grandes objetivos do projeto, trabalhar apenas com as lãs das raças locais e mostrar o seu potencial, quando e se trabalhadas por mãos que sabem, revelando e mostrando à comunidade o potencial de lãs que os rodeiam.

Leia mais
Guest User Guest User

Da traça

O mundo dos amantes da Lã divide-se em dois: o dos que já tiveram um encontro imediato com a Traça, e o dos inocentes que (ainda) não sabem o que isso é.

Leia mais
Saber Fazer Saber Fazer

O fuso da Gabi (e um algodão muito especial)

Lembram-se de Setembro passado quando, com o apoio da TuYo Foundation, recebemos a Gabina Valentín, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, para uma Aula Aberta e memorável Masterclass de tear de cintura mexicano?
Esse fim-de-semana também foi um de troca de experiências e tesouros pessoais entre a Gabi e a Alice. Daqui a Gabi levou coisas que para nós são usuais, como Linho e Seda, mas que no México são raridades.

Leia mais
ferramentas, fiação, , loja, Trabalho da Lã Saber Fazer ferramentas, fiação, , loja, Trabalho da Lã Saber Fazer

Cardas, cardadeiras e mais: um pequeno guia

Aqui está um pequeno guia para vos ajudar na escolha de cardas, cardadeiras e outras ferramentas similares. Hoje em dia encontramos no mercado diversas opções no que diz respeito a equipamento para cardar ou misturar fibras, pelo que é útil saber algumas coisas antes de selecionarmos o equipamento de que precisamos.

Leia mais

Alunos Aplicados: Royal’Pacas

Hoje, vamos contar-vos um pouco da história de dois alunos nossos, a Patrícia e o Francisco, da Royal’Pacas Family, um projeto onde desenvolvem diversas atividades com base nas suas alpacas reais: visitas, workshops e até organização de tosquia para alpacas, entre outros serviços.
Em 2021, a Patrícia e o Francisco vieram ao Saber Fazer para fazer uma formação personalizada sobre o processamento da fibra da Alpaca, que era algo que lhes suscitava curiosidade e que gostariam de potenciar, dado que têm fibra maravilhosa todos os anos.

Leia mais
colaborações, Tecelagem, Têxtil, Workshops Saber Fazer colaborações, Tecelagem, Têxtil, Workshops Saber Fazer

Dois dias de cultura Amuzga no Saber Fazer

Foram de facto dois dias muito especiais, estes em que recebemos a Gabina Valentína, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, e a Inês Queirós da Fundação TuYo (responsável pela sua vinda à Europa), para divulgar a sua cultura e a técnica de tecelagem com tear de cintura mexicano. A Gabi esteve apenas em Amesterdão, Barcelona e cá no Porto, durante a sua primeira tour europeia, por isso foi mesmo um privilégio poder tê-la por cá!

Leia mais

Cultura Para Todos em Vinhais - Artes e Ofícios

Um dos projetos em que temos o imenso gosto de estar a trabalhar este ano é no Cultura Para Todos em Vinhais no âmbito do qual serão desenvolvidos ateliês, workshops e oficinas temáticas nas áreas das Artes e Ofícios, Teatro e Artes Performativas, Música e Dança, todas elas áreas com uma herança cultural riquíssima em Vinhais.
A área que ficará a nosso cargo, como já devem imaginar, será a das Artes e Ofícios.

Leia mais

O percurso das Merino Pretas do Monte dos Cedros

Hoje queremos falar-vos do Monte dos Cedros, do Carlos e da Marta, dois produtores jovens, ambos licenciados em Produção Animal, que começaram em 2019 a fazer produção de ovelhas de raça Merina Preta em regime de pastoreio extensivo e biológico certificado.

Leia mais

Mais um ano, mais uma tosquia

Foi um prazer voltar a levar o Marty e a Susana O’Connell a Serralves para fazer uma demonstração da tosquia das ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho da quinta. Fomos presenteados com um tempo excepcional e muitas famílias que se juntaram a nós para assistir a esta fase tão importante do ciclo da Lã!

Leia mais

A ovelha mais sexy

Se tivesse de escolher a ovelha mais sexy em Portugal, diria que há grande probabilidade de ser da raça Churra Mondegueira, de preferência uma "Marialveira". Estas não tomam banho porque passam todos os dias do ano a pastar extensivamente, mas os seus velos pesados de longas madeixas, às vezes, encaracoladas, dão-lhes aquele charme especial.

Leia mais
fazer educação, processos, Tecelagem, Têxtil Saber Fazer fazer educação, processos, Tecelagem, Têxtil Saber Fazer

Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis

Abriu há uns dias, em Vila Nova de Gaia, o Museu da Moda e dos Têxteis, um novo museu dedicado à moda e à história da indústria têxtil portuguesa. No início do circuito expositivo tem uma parte da exposição dedicada às matérias-primas, até ao fio, e à tecelagem que teve a nossa contribuição, em forma de consultoria técnica e científica, produção de textos, conteúdos e fornecimento de todos os materiais expositivos.

Leia mais

Dicas para germinar Tintureiras (e não só)

Não sei se já repararam, mas já cheira a Primavera lá fora!

E Primavera, por aqui, quer dizer começar a planear sementeiras. Há já algum tempo que disponibilizámos na nossa loja online algumas sementes das nossas próprias plantas tintureiras, mas como nem toda a gente tem muita experiência em semear e plantar algumas espécies que têm necessidades específicas, aqui vai um post com algumas dicas para terem muito sucesso nas vossas sementeiras desse lado!

Leia mais