O que é o Saber Fazer?

Fundado em 2011, o SABER FAZER é uma iniciativa privada coordenada por Alice Bernardo e Miguel Barbot, que se dedica à investigação, valorização e divulgação de técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal, com foco nas fibras têxteis naturais e em produções farm-to-cloth.

Somos um projeto educativo e editorial que tem como principal objetivo garantir a transferência de conhecimento técnico e educar e sensibilizar para as questões fundamentais que envolvem este tema, que não são apenas as da sustentabilidade ambiental, mas também social e económica.

As escalas de produção mais pequenas e locais são cada vez mais relevantes, sendo urgente renovar e difundir o conhecimento que permite criar cadeias de produção e colaboração sustentáveis. O nosso trabalho concentra-se nos recursos genéticos locais e em processos de produção sustentáveis de pequena e média escala.

Em 2014 criámos o OFÍCIO, uma consultora com um profundo conhecimento da realidade dos negócios criativos, apoiando-os na sua gestão e planeamento estratégico e prestando serviços de apoio ao seu desenvolvimento. O OFÍCIO é também é uma agência criativa que oferece serviços de design, marketing digital e produção de conteúdo.

O Saber Fazer é uma entidade formadora certificada pela DGERT.

O que fazemos no Saber Fazer

O SABER FAZER é um projeto multifacetado, que explora a aquisição e passagem de conhecimento na área da manufatura de pequena e média escala de várias formas. O que fazemos então?

Ensino &
Programas educativos

As oficinas e cursos que organizamos são um dos elementos centrais do nosso trabalho. Tratam-se de eventos educativos apoiados num forte trabalho de investigação e sempre orientados pelos melhores e mais interessantes artesãos profissionais.

Oferecemos cursos ligados aos temas da produção de Linho, Trabalho da Lã, Tinturaria Natural, Tecelagem, Tapeçaria, Feltragem, Tingimento com Índigo, Lãs Portuguesas, Cestaria, entre outros.

Para além dos cursos presenciais, em breve iremos começar a oferecer cursos online publicados em plataforma própria.

Investigação &
Criação de material pedagógico

Na base do nosso trabalho está uma investigação contínua e consistente em temas que consideramos ser prioritários. É com fundamento nesta investigação que desenvolvemos as nossas formações e programas educativos e produzimos os nossos próprios manuais pedagógicos, que são fruto de anos de trabalho e que são dos poucos documentos escritos em português sobre os respectivos temas.

Consultadoria &
Desenvolvimento de conteúdos

Prestamos serviços de desenvolvimento de conteúdos, registo de técnicas e assessoria científica a outras entidades que se encontrem a desenvolver trabalho na nossa área e que precisem do nosso conhecimento, experiência e profissionalismo.

Loja e materiais e ferramentas

Temos uma loja (online e física) na qual oferecemos uma selecção dos melhores materiais e equipamentos para todos os fazedores, sejam eles experientes ou novatos. A nossa loja permite-nos capacitar os artesãos prestando-lhes um bom aconselhamento e acompanhamento na aquisição de material específico.

O nosso espaço

A nossa casa cheira a Lã, a Linho e àquilo que tivermos colhido na altura. É um espaço sempre em mudança, intenso, recheado de materiais, ferramentas e objetos que suscitam curiosidade e levantam perguntas.
Estamos localizados no Porto e funcionamos simultaneamente como loja e espaço para oficinas, com um grande jardim que está a ser recuperado para receber as nossas atividades e um mostruário do que cultivamos na quinta.

loja-sf-1.jpg