O Linho e o grupo da Senhora do Monte

Estas lindas senhoras são a Elvira, a Helena e a Fátima e fazem parte do grupo de senhoras de Santa Maria do Monte, do concelho de Arouca. Na semana passada, vieram cá ao Saber Fazer aprender a usar a sua nova roda de fiar do grupo, que as irá ajudar a fiar o linho que produziram no último ano.

Na verdade elas, bem como os restantes membros do grupo, já nos tinham visitado em Junho passado, nessa altura com o objetivo de perceber o que era uma roda de fiar, como é que funcionava e se seria de facto uma boa aquisição para o grupo. Depois de uma demonstração, explicação e de quase todas experimentarem a roda, a decisão foi unânime de que seria uma peça fundamental para tornar a fiação do seu linho mais produtiva!

Este grupo da Senhora do Monte surgiu no âmbito do Projeto Aroucalnclui, coordenado pela ADRIMAG, a - Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. O projeto tem como objetivos principais combater o isolamento social, recuperar saberes e técnicas e promover o bem-estar.
Estas senhoras propuseram formar um grupo ligado ao têxtil, inicialmente mais focado em ofícios tal como a tecelagem e o bordado. Este é um grupo aberto e dinâmico, auto-gerido, mas apoiado pela Associação de desenvolvimento local.

O tema do cultivo e produção do linho para o grupo surgiu após a partilha, por parte de um membro da comunidade, de imagens e memórias do cultivo do linho na região, despertando a vontade de se voltar a fazer o ciclo.
Importa dizer que a maior parte das senhoras não tinha experiência direta com estes processos, apesar de fazerem parte da memória local e das famílias de algumas delas, e que, portanto, para quase todas foi a primeira vez que fizeram todo o processo.
Do grupo todo, apenas a Elvira tinha aprendido a fiar há mais de 60 anos (!), mas já não fiava desde então. Ainda assim, foi impressionante ver como vários elementos do grupo conseguiram rapidamente assimilar o funcionamento da roda e fiar pela primeira vez.
Foi realmente um prazer ensiná-las a fiar e vê-las a apreciar uma tecnologia que as irá verdadeiramente ajudar!

Para o seu trabalho com o linho, aconselhamos a escolha de uma roda de fiar Louet S10 com dois pedais e sistema de tensão “Irish”. Aconselhamos os dois pedais por ser uma experiência mais confortável e o sistema de tensão Irish por ser o adequado para fiar fibras mais duras e sem elasticidade, como é o caso do linho.

O grupo na sua primeira visita para ficar a conhecer as rodas de fiar e o seu funcionamento, com direito a test-drive.

As senhoras no meio do seu primeiro linhal

A espadelagem do linho

O dia da colheita do linho

A moagem do linho no engenho

O dia da sementeira do linho

As estrigas de linho do grupo da Senhora do Monte

Imagens: ADRIMAG

Próximo
Próximo

Visitar Os Casares e o Espacio Vilaseco