Voltar para todos os eventos

ONLINE - Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo com Alice Bernardo

  • Saber Fazer 112 Rua da Aliança Porto, Porto, 4250-030 Portugal (mapa)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Orientação: Alice Bernardo
Dia: 12 de Março de 2022 (sábado);
Horário: 9.30-13h (3.30h);
Valor: a partir de 55€
Inscrições: as inscrições são realizadas directamente através da nossa loja online. Basta adicionar a opção pretendida ao carrinho de compras e realizar o pagamento através do meio que preferir. Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, por favor contacte-nos.

Local: 
A oficina decorrerá online, em tempo real, através da plataforma Zoom. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar a nós na oficina no dia e hora marcados. Será disponibilizada a gravação durante 2 semanas para que possam rever. Caso precise de ajuda ou tenha dúvidas, não hesite em contactar-nos.


DESCRIÇÃO DE OFICINA

Porquê Orgânico e não apenas Tingimento com Índigo? Porque, na verdade, o Azul não é todo igual e a razão é simples: para o tornar solúvel em água, e assim tornar possível o tingimento com este pigmento, é necessário provocar uma alteração molecular no índigo. Pela complexidade deste processo, é nesta fase que normalmente são utilizados químicos tóxicos, como o hidrossulfito de sódio e outros, muito prejudiciais à saúde e ao ambiente. Ou seja, mesmo quando o pigmento utilizado é de origem natural, usualmente os assistentes são tóxicos, o que cria uma situação contraditória para quem defende práticas sustentáveis.

No entanto, existem alternativas e no Saber Fazer queremos promover o trabalho com Índigo com base em práticas de tingimento completamente orgânicas e ambientalmente sustentáveis, bem como fornecer informação rigorosa e fundamentada, que estabeleça uma base sólida para quem pretende levar mais longe o seu trabalho com este pigmento.

Esta oficina será orientada por Alice Bernardo e foi pensada para quem quer dar os primeiros passos no Tingimento com Índigo de forma orgânica e para quem procura ter uma base sólida para o seu trabalho com este azul misterioso.
O conteúdo da oficina é adequado para quem quer aprender a tingir com índigo todo o tipo de fibras ou materiais: algodão, lã, linho, seda, em fio, tecido ou peças finalizadas.

Esta oficina inclui o envio do Manual de Iniciação ao índigo para casa do participante em Portugal. Caso o participante esteja noutro país, o manual poderá ser enviado em PDF.
Opcionalmente, está disponível o envio de um kit de materiais completo e também uma reunião online de acompanhamento após a oficina para esclarecimento de dúvidas.


PROGRAMA DE OFICINA

Parte I: Introdução ao azul índigo: as plantas, o pigmento e a química
Começaremos por aprender mais sobre este pigmento, algumas das diferentes plantas que o produzem e da sua química, parte essencial para que se possa efectivamente perceber como funciona o índigo e como pode ser manipulado.
Aprenderemos sobre os diferentes tipos de vats de índigo que existem.

Parte II: Criação de um vat de tingimento de índigo orgânico
Aprenderemos a criar um vat orgânico de índigo em conjunto, do início ao fim. Cada participante poderá criar o seu vat em simultâneo, para que possa interiorizar o processo.

Parte III: Tingir com índigo
Demonstração de como tingir com índigo e cuidados a ter, sendo utilizado para o efeito um vat de maior dimensão na oficina.

Parte IV: Manutenção de um vat de índigo + Preparação e finalização dos tecidos para tingimento com índigo
Falaremos brevemente sobre a manutenção do vat para que este se mantenha a tingir e da importância de preparar e finalizar correctamente os tecidos para obtermos bons resultados.


CONDIÇÕES

Política de cancelamento de inscrições: A participação numa oficina já paga pode ser cancelada com direito a reembolso completo até 10 dias antes da data de realização da oficina. A menos de uma semana da data de realização da oficina não nos é possível efectuar o reembolso.

Condições de participação:
- Os participantes deverão garantir que dispõem de equipamento e condições para a participação na oficina, nomeadamente ligação à internet e dispositivo que permita a visualização e audição da aula online.

- Todos os materiais e equipamentos não consumíveis serão da responsabilidade do participante, o qual receberá uma lista contendo tudo o que é necessário. Por exemplo: balança, recipientes, colheres, etc.


Anterior
Anterior
19 de fevereiro

PORTO - Aprender a trabalhar a Lã, da Ovelha ao Fio, com Alice Bernardo

Próximo
Próximo
26 de março

PORTO - Oficina Tecelagem vs Tapeçaria (2-em-1)