Glossário / Dicionário da Tecelagem

Por aqui achamos que não há nada como um glossário para nos entendermos como deve ser. Melhor ainda se vier acompanhado de um dicionário para ajudar aqueles que aprenderam sobre tecelagem em inglês e precisam de um empurrãozinho para começar a falar em português!
Por isso, criamos o Glossário/Dicionário de Tecelagem que pode ser livremente consultado.
Este glossário existe também como publicação disponível para download gratuito em formato pdf.

 
 

Termos Gerais

Tecedeira/Tecelão [Weaver] - pessoa que tece ou trabalha no tear.
Tecelagem [Weaving] - técnica de produção de tecidos realizada através do cruzamento ortogonal de dois sistemas de fios paralelos, a teia e a trama, que pode ser realizada em diversos tipos de teares.

 
 

Do Tear e seus Componentes

 

Batente do pente [Beater] - suporte onde se encontra fixo o pente.
Cala [Shed] - abertura gerada entre os fios da teia quando os quadros são acionados, permitindo a passagem do fio da trama.
Liceira [Harness][Shaft] - o mesmo que “Quadro”.
Liços [Heddles] - fios ou arames paralelos suportados pelos quadros através dos quais passam os fios da teia.
Olhal [Heddle eye] - orifício do liço através do qual é enfiado o fio da teia.
Órgão dianteiro [Cloth beam] - rolo da parte frontal do tear onde é enrolado o tecido que vai sendo produzido.
Órgão traseiro [Warp beam] - rolo da parte traseira do tear onde é enrolada a teia que vai ser usada na tecelagem.
Peanha [Treadle] - o mesmo que “Pedal”.
Pedal [Treadle] - componente do tear que, ao ser pisado, aciona os quadros fazendo-os subir ou descer.
Pente [Reed] - componente do tear através do qual passam os fios da teia e que é utilizado para fazer o encosto da trama.
Premedeira [Treadle] - o mesmo que “Pedal”.
Pua [Dent] - ranhura do pente.
Quadro [Harness][Shaft] - moldura ou par de barras horizontais que suportam os conjuntos de liços e que sobem ou descem quando acionados pelos pedais.
Tear [Loom] - equipamento que nos permite tecer o tecido.

Tear de contramarcha [Countermarch loom] - tear cujo mecanismo se distingue por levantar e descer todos os quadros de forma independente quando os pedais são acionados. Todos os quadros estão ligados a todos os pedais através de dois conjuntos de lamelas que fazem os quadros descer ou subir, consoante as coordenadas para a ordem de marcha. Assim, cada pedal levanta os quadros segundo o debuxo pretendido e, simultaneamente, baixa os restantes quadros.
Tear de faixas [Inkle loom] - tear estreito constituído por tornos de madeira utilizado para tecer faixas de tecido em que a teia é dominante.
Tear Jacquard [Jacquard loom] - tear em que os fios da teia são levantados individualmente, não estando condicionados pelo sistema de quadros de liços, o que permite a criação de padrões bastante complexos. Embora atualmente a maioria dos teares jacquard seja controlado eletronicamente, ainda se encontram exemplares ativos com o sistema original de cartões perfurados.
Tear de Pente-liço [Rigid heddle loom] - tear cujo mecanismo consiste num pente com rasgos verticais alternados com furos que, ao ser levantado e descido manualmente, intercala os fios da teia numa estrutura de tafetá. É um sistema mais simples, sendo que o seu nome resulta do facto do pente cumprir também a função de liço.
Tear de Tapeçaria [Tapestry loom] - tear geralmente constituído por uma moldura fixa ou estrutura retangular vertical, não existindo um sistema de quadros que levante os fios da teia. O cruzamento dos fios é realizado manualmente.

 

Das Ferramentas e Acessórios de Tecelagem

 

Canela [Quill] - peça tubular utilizada para carregar o fio na lançadeira. (1)
Caneleiro [Bobbin winder] - dispositivo utilizado para encher de fio as canelas que vão ser usadas nas lançadeiras. (2)
Dobadoura [Umbrella swift] - dispositivo que gira na horizontal, suportando as meadas, permitindo transformá-las em novelos. O mesmo que “dobadoira”. (3)
Lançadeira [Boat shuttle] - acessório em forma de barco cuja função é conduzir o fio da trama através da cala. (4)
Navete [Stick Shuttle][Flat shuttle] - peça plana utilizada para transportar o fio da trama através da cala. (5)
Noveladora [Ball winder] - dispositivo utilizado para transformar o fio em novelos. (6)
Noveleiro [Ball winder] - o mesmo que “Noveladora”.
Passa-fios [Reed hook][Threading hook] - ferramenta utilizada para puxar os fios através das puas do pente. (7)

Restelo [Raddle] - ferramenta auxiliar utilizada aquando da montagem da teia com o propósito de se realizar o espalhamento dos fios da teia de forma uniforme e organizada antes destes serem enrolados no órgão de trás.
Restilho [Raddle] - o mesmo que “Restelo”.
Tempereiro [Temple] - régua ajustável com dentes na extremidade que se fixa no tecido para evitar que este “encolha” durante a tecelagem, ajudando a manter a sua largura uniforme. (8)
Urdideira [Warping posts][Warping frame] - ferramenta utilizada para urdir a teia, composta por um conjunto de pinos dispostos em réguas, que podem ser fixas ou extensíveis, ou ainda por um dispositivo giratório. (9)

Da Urdidura e Montagem da Teia

 

Cruz da teia [Warp cross] - secção da extremidade da teia, realizada durante o processo de urdidura, em que os fios se encontram cruzados entre si com o propósito de os manter separados e na ordem correta para o enfiamento no tear. 
Desperdício [Wastage][Loom waste][Thrums] - percentagem do comprimento da teia que, por estar amarrada aos órgãos frontais e traseiros do tear, acaba por não ser tecida.
Distribuição dos fios [Denting] - termo que indica a forma como os fios são distribuídos no pente, de acordo com a densidade pretendida.
Embebimento [Warp take-up] - perda de comprimento dos fios da teia provocada pela sua curvatura aquando do cruzamento com os fios da trama.

Empeirar [Sleying] - enfiar os fios da teia através do pente.
Enfiamento [Warping the loom] - a entrada dos fios da teia nas ranhuras do pente e nos olhais dos liços, segundo as sequências específicas à estrutura do tecido que se pretende produzir.
Remeter os fios nos liços [Threading] - enfiar os fios da teia nos liços de acordo com a sequência da remissa.
Urdidura [Warp winding] - ato de urdir a teia.
Urdir [Winding the warp] - dispor paralelamente na urdideira todos os fios necessários à criação da teia do nosso tecido garantindo que têm igual comprimento e tensão.

 

Da Tecelagem dos Tecidos

Batimento da trama [Beating the weft] - o mesmo que “Encosto da trama”.
Encosto da trama [Beating the weft] - batimento do pente que encosta o fio da trama ao tecido, logo após a passagem da lançadeira ou navete.
Ligamento [Interlacement] - ponto onde o fio da teia se cruza com o fio da trama.
Ourelas [Selvedge] - margens laterais dos tecidos. 
Ourela flutuante
[Floating selvedge] - fio extra colocado em cada lateral do tecido que é passado pelo pente, mas não pelos liços, ficando a “flutuar” quando os quadros sobem e descem. As ourelas flutuantes são utilizadas quando a estrutura que está a ser tecida não produz cruzamento nos fios das ourelas em todas as passagens.

Passagem [Pick][Shot] - uma passagem do fio da trama através da cala.
Tecer [To weave] - ato de produzir os tecidos no tear através da tecelagem.
Tecido [Fabric][Cloth] - superfície têxtil criada através do cruzamento ortogonal dos fios da teia e da trama.
Teia [Warp] - conjunto de fios paralelos dispostos na longitudinal que são a base para a estrutura de um tecido. 
Trama [Weft] - Fios que se cruzam transversalmente com os fios da teia, aquando o ato da tecelagem, fazendo parte da estrutura de um tecido.
Urdume [Warp] - o mesmo que “Teia”. Usado no Brasil.

 

Da Estrutura dos Tecidos

 

Ajouré [Lace] - o mesmo que “Arrendados”.
Arrendados [Lace] - em tecelagem esta designação refere tecidos cujas estruturas geram efeitos arrendados.
Cetim [Satin weave] - considerada a 3ª estrutura fundamental de tecelagem, cria-se passando o fio da trama sob 1 fio da teia e sobre os 4 fios seguintes, havendo descontinuidade entre sucessivos ligamentos.
Estrutura do tecido [Weave structure] - forma como os fios da teia e da trama se cruzam para dar origem a diferentes tecidos.
Sarja [Twill] - considerada a 2ª estrutura fundamental de tecelagem, identifica-se pelas linhas diagonais paralelas que se formam quando se passa o fio da trama sob 2 fios sequenciais da teia e sobre os 2 seguintes, criando-se um avanço de 1 fio na passagem seguinte. 

Sarja espinhada [Pointed twill] - sarja que apresenta inversão do sentido das linhas diagonais, formando espinha.
Sarja neutra [Balanced twill] - sarja que apresenta igual quantidade de fios de teia e de trama nas duas faces do tecido, daí o conceito de equilíbrio entre os elementos que a compõem.
Sarja quebrada [Broken twill] - derivado de sarja que apresenta inversão do sentido das linhas diagonais, como no caso da sarja espinhada, mas com disrupção nos pontos de mudança de direção.
Tafetá [Tabby][Plain weave] - a 1ª estrutura fundamental de tecelagem, caracterizada pelo cruzamento alternado dos fios da teia com as passagens de trama.

 

Da Interpretação dos Esquemas

 

Combinação de quadros [Tie-up] - quadrante do diagrama de tecelagem que indica os quadros que irão trabalhar associados e que serão as coordenadas para a ordem de marcha. É quase sempre representado no quadrante superior direito do diagrama.
Debuxo [Drawdown] - quadrante do diagrama de tecelagem que representa o efeito resultante no tecido através de um esquema de positivos e negativos. O termo “debuxo” também é utilizado em relação à disciplina que ensina a elaborar padrões e outros efeitos na tecelagem.
Densidade [Sett] - número de fios da teia do tecido por centímetro.
Diagrama de Tecelagem [Draft] - representação gráfica da estrutura de um tecido composta por 4 quadrantes que nos dá as indicações necessárias para a sua tecelagem. Esta representação inclui o debuxo, a remissa, a combinação dos quadros e a ordem de marcha.

Ordem de marcha [Treadling] - quadrante do diagrama de tecelagem que representa a sequência de levantamento dos quadros para produção do tecido pretendido. É quase sempre representada no quadrante inferior direito.
Módulo [Unit] - unidade mínima de uma remissa que irá ser repetida ao longo do enfiamento dos fios nos liços.
Pedalagem [Treadling] - o mesmo que “Ordem de marcha”.
Rapport [Rapport] - extensão do módulo da remissa, traduzido em número de fios.
Remissa [Threading] - quadrante do diagrama de tecelagem que representa a ordem de enfiamento dos fios da teia nos liços. 

 

Dicionário Inglês - Português

 

Balanced twill - Sarja neutra (Da estrutura dos tecidos)
Ball winder - Noveladora, Noveleiro (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Beater - Batente do pente (Do tear e seus componentes)
Beating the weft - Batimento da trama, Encosto da trama (Da tecelagem e dos tecidos)
Boat shuttle - Lançadeira (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Bobbin winder - Caneleiro (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Broken twill - Sarja quebrada (Da estrutura dos tecidos)
Cloth - Tecido (Da tecelagem e dos tecidos)
Cloth beam - Órgão dianteiro (Do tear e seus componentes)
Countermarch loom - Tear de contramarcha (Do tear e seus componentes)
Dent - Pua (Do tear e seus componentes)
Denting - Distribuição dos fios (Da urdidura e montagem da teia)
Draft - Diagrama de Tecelagem (Da interpretação dos esquemas)
Drawdown - Debuxo (Da interpretação dos esquemas)
Fabric - Tecido (Da tecelagem e dos tecidos)
Flat shuttle - Navete (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Floating selvedge - Ourela flutuante (Da tecelagem e dos tecidos)
Harness - Quadro, Liceira (Do tear e seus componentes)
Heddle eye - Olhal (Do tear e seus componentes)
Heddles - Liços (Do tear e seus componentes)
Inkle loom - Tear de faixas (Do tear e seus componentes)
Interlacement - Ligamento (Da tecelagem e dos tecidos)
Jacquard loom - Tear Jacquard (Do tear e seus componentes)
Lace - Arrendados, Ajouré (Da estrutura dos tecidos)
Loom - Tear (Do tear e seus componentes)
Loom waste - Desperdício (Da urdidura e montagem da teia)
Pick - Passagem (Da tecelagem e dos tecidos)
Plain weave - Tafetá (Da estrutura dos tecidos)
Pointed twill - Sarja espinhada (Da estrutura dos tecidos)
Quill - Canela (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Raddle - Restelo, Restilho (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Rapport - Rapport (Da interpretação dos esquemas)
Reed - Pente (Do tear e seus componentes)
Reed hook - Passa-fios (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Rigid heddle loom - Tear de Pente-liço (Do tear e seus componentes)
Satin weave - Cetim (Da estrutura dos tecidos)

Selvedge - Ourelas (Da tecelagem e dos tecidos)
Sett - Densidade (Da interpretação dos esquemas)
Shaft - Quadro, Liceira (Do tear e seus componentes)
Shed - Cala (Do tear e seus componentes)
Shot - Passagem (Da tecelagem e dos tecidos)
Sleying - Empeirar (Da urdidura e montagem da teia)
Stick Shuttle - Navete (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Tabby - Tafetá (Da estrutura dos tecidos)
Tapestry loom - Tear de Tapeçaria (Do tear e seus componentes)
Temple - Tempereiro (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Threading - Remissa, Remeter os fios nos liços (Da interpretação dos esquemas, Da urdidura e montagem da teia)
Threading hook - Passa-fios (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Thrums - Desperdício (Da urdidura e montagem da teia)
Tie-up - Combinação de quadros (Da interpretação dos esquemas)
To weave - Tecer (Da tecelagem e dos tecidos)
Treadle - Pedal, Peanha, Premedeira (Do tear e seus componentes)
Treadling - Ordem de marcha, Pedalagem (Da interpretação dos esquemas)
Twill - Sarja (Da estrutura dos tecidos)
Umbrella swift - Dobadoura, Dobadoira (Das ferramentas e acessórios de tecelagem
Unit - Módulo (Da interpretação dos esquemas)
Warp - Teia, Urdume (Da tecelagem e dos tecidos)
Warp beam - Órgão traseiro (Do tear e seus componentes)
Warp cross - Cruz da teia (Da urdidura e montagem da teia)
Warping frame - Urdideira (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Warping posts - Urdideira (Das ferramentas e acessórios de tecelagem)
Warping the loom - Enfiamento (Da urdidura e montagem da teia)
Warp take-up - Embebimento (Da urdidura e montagem da teia)
Warp winding - Urdidura (Da urdidura e montagem da teia)
Wastage - Desperdício (Da urdidura e montagem da teia)
Weaver - Tecedeira/Tecelão (Termos gerais)
Weave structure - Estrutura do tecido (Da estrutura dos tecidos)
Weaving - Tecelagem (Termos gerais)
Weft - Trama (Da tecelagem e dos tecidos)
Winding the warp - Urdir (Da urdidura e montagem da teia)

 

Ficha Técnica

Autoria: Alice Bernardo e Guida Fonseca
Assessoria: Maria Elisa Vale
Criação: Setembro 2022

 
Anterior
Anterior

O que é isto? As estruturas de encasulamento japonesas

Próximo
Próximo

Como usar um sarilho para fazer meadas