Saber Fazer

Diário | Journal

Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa

As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.
Todos os dias terão duas partes diferentes: uma manhã dedicada à experimentação, vocacionada para públicos de todas as idades, e uma tarde dedicada a uma oficina de iniciação para adultos com lotação limitada. 

A Guida Fonseca virá cá para dar as oficinas de Tecelagem com a assistência do Fernando rei, no dia 15 de Outubro (sábado).
No domingo 16 de Outubro, será novamente a Guida a ensinar-nos Tinturaria Natural. Estas oficina foram pensadas especificamente para quem está interessado em aprender a tingir utilizando plantas e outros pigmentos naturais, sem impacto negativo para o ambiente. Como bónus, quem  participar neste dia poderá ainda ver algumas das plantas tintureiras que cultivamos este ano na Quinta..

Para nos ensinar sobre Feltragem, recorrendo exclusivamente a lãs provenientes de raças autóctones, vamos ter por cá a Ana Rita de Albuquerque, do Volume Atelier. Quem participar nesta oficina vai ter a oportunidade única de aprender a feltrar lãs em bruto, recorrendo especificamente a lãs provenientes de raças autóctones.

Para terminar o ciclo, eu e a Isabel Cartaxo vamos dedicar um dia inteiro à Lã Portuguesa e ao seu processamento, no dia 29 de Outubro. Recorrendo a todo o tipo de lãs em bruto, churras, bordaleiras e merinas, vamos aprender a lavar, preparar e fiar, recorrendo a diferentes métodos. Mais importante que tudo, quem participar vai ter oportunidade de experimentar e ficar a conhecer em primeira mão as diferentes lãs portuguesas.

O calendário das oficinas onde podem consultar a descrição mais detalhada relativamente a cada um destes dias está disponível nesta página.