Casa da Lã de Bucos
Cabeceiras de Basto, 2011-2012
Circuito expositivo da Casa da Lã de Bucos, localizada em Cabeceiras de Basto
Na Casa da Lã de Bucos, a lã ainda é processada de forma artesanal, sendo o ciclo completamente controlado por um grupo de mulheres que, da ovelha até ao fio, transforma as fibras da lã para diversos fins.
A importância de o registar com mais pormenor e com um cariz técnico surge não só da intenção de salvaguardar esta informação, que pela falta de aprendizes deixou de ser transmitida através da prática, como também de reconhecer que um trabalho aparentemente simples encerra em si uma valiosa sabedoria resultante de séculos de evolução e de anos de aprendizagem e aperfeiçoamento por parte de quem, hoje em dia, ainda o sabe praticar.
Entre 2011 e 2012 fizemos o registo do ciclo da lã em Bucos, algo que contou com um grande envolvimento da comunidade e que resultou no nosso contributo para o livro “Mulheres de Bucos - Trabalho da Lã” e no processo curatorial para a instalação da componente museológica da Casa da Lã, que ainda hoje pode ser visitada.
Sediada na antiga escola primária de Bucos, a Casa da Lã funciona como centro de interpretação sobre o trabalho da lã, sendo possível todas as quartas e quintas-feiras de tarde acompanhar ao vivo a execução de diversos trabalhos da lã, levados a cabo por um grupo de mulheres que gostam de partilhar com quem as visita os segredos da lã.
Link: Casa da Lã de Bucos
Livro Mulheres de Bucos
O livro “Mulheres de Bucos” faz um registo do trabalho destas mulheres que se dedicam ao trabalho da Lã. Investigação técnica, registo fotográfico e produção de textos da autoria de Alice Bernardo. Edição realizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Circuito expositivo “Casa da Lã”
O circuito expositivo da Casa da Lã foi criado para dar aos visitantes uma perspetiva do Ciclo da Lã, tal como é realizado em Bucos e também das artesãs intervenientes em todo o processo. Para esta exposição, a Alice Bernardo foi responsável por todo o registo fotográfico, bem como os textos e estruturação de toda a exposição.