Produção de Linho Têxtil

2015-Presente  

Amostras de Linho em diversos estágios de processamento

Desde 2015 temos vindo a desenvolver atividades de investigação relacionadas com a produção de linho, mais concretamente o Linho Galego, uma variedade autóctone de Portugal. 

Neste tema, a nossa investigação sempre visou a atualização dos meios de produção de Linho em pequena escala, bem como a valorização das variedade regionais de linho, tal como o Linho Galego e o linho Mourisco.

Numa fase inicial, esta investigação debruçou-se sobre a recolha de informação e conhecimento de pequenos produtores de linho de práticas mais tradicionais, no Alto Minho, tendo evoluído para uma pesquisa mais abrangente e multidisciplinar, que tem como objetivo complementar e elevar o conhecimento empírico captado inicialmente.
Durante esta investigação realizamos o desenvolvimento de um protótipo de uma espadeladora rotativa, bem como equipamento modernizado que nos permitiu realizar formações de Produção de Linho Têxtil em diversos locais e para diversos públicos.

A investigação desenvolvida tem permitido criar a base de conhecimento para muitas atividades, incluindo os nossos programas formativos próprios, cursos online como o desenvolvido no projeto GatewayCrafts, projetos como o Saber Fazer em Serralves e Saber Fazer em Famalicão e serviços de consultadoria para clientes privados.

Anterior
Anterior

Produção de Linho e Tecnologias de Processamento

Próximo
Próximo

Produção e processamento da lã