O primeiro ano de Lírio-dos-Tintureiros
Aqui usamos as baganhas que sobraram da colheita da semente de linho para servir de cobertura na zona dos lírios. Combinação perfeita.
Sementes de lírio-dos-tintureiros acabadas de colher.
Lã tingida com Lírio-dos-Tintureiros pela Guida Fonseca e pela Marília
O Lírio-dos-tintureiros era uma das plantas que me andava a escapar. Já desde o primeiro ano que comecei a cultivar diferentes plantas tintureiras que o tentava semear, mas nunca tinha germinado. A verdade é que nos anos anteriores não fui eu a tratar da germinação e as sementes de lírio, apesar de germinarem facilmente, têm uma particularidade a que é preciso atender: precisam de luz! Portanto, nada de as enterrar. Pousadas à superfície com humidade constante, germinaram muito bem.
Ficam aqui algumas imagens do desenvolvimento dos lírios-dos-tintureiros, a que assisti pela primeira vez este ano no cultivo que fizemos na quinta BioHabitus.
A maior parte das plantas já foram colhidas em Agosto e já secaram entretanto, o que quer dizer que na próxima oficina de Tinturaria Natural vamos poder usar o clássico Lírio-dos-tintureiros para produzir os amarelos límpidos e sólidos que lhe são característicos!

