Voltar para todos os eventos

Aula aberta de tear de cintura mexicano com Gabina Valentín

  • Saber Fazer Rua da Aliança 112 4250-028 Porto Portugal (mapa)
 

No dia 4 de Novembro a Fundação TuYo traz ao Saber Fazer Gabina Valentin López, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, na Costa Chica do México, para divulgar a sua cultura e técnicas de produção artesanal.
Durante esta manhã de sábado as nossas portas estarão abertas para todos aqueles que nos quiserem visitar, ficar a conhecer a Gabina Valentín e aprender um pouco sobre a tecelagem com tear de cintura mexicano e a simbologia Amuzga.
Esta aula consiste numa demonstração realizada pela Gabina e conversa em redor do seu trabalho e práticas tradicionais da sua cultura, em que convidamos todos os interessados a assistir e vir falar um pouco com a Gabina.

Decorrerá entre as 10h e as 13h e a participação é gratuita (formulário de inscrição disponível abaixo).


MAIS INFORMAÇÕES:
Dia: 4 de Novembro 2023 (sábado)
Horário: 10h-13h
Valor: gratuito

Local: 
Oficina Saber Fazer
Rua da Aliança 112, Porto
(veja como chegar cá)

 

AULA ABERTA DE TEAR DE CINTURA MEXICANO - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Sobre a cultura Amuzga

Numa aldeia remota no estado de Guerrero (México) existe um grupo indígena chamado Amuzgo ou Amochco, conhecido pela sua herança têxtil. A tecelagem nesta região tem-se mantido viva pela transmissão oral de geração em geração e a sua prática tem sido crucial na vida social, espiritual e económica das mulheres da comunidade. A tecelagem de uma peça pode levar semanas, meses ou até um ano para ser concluída, tornando cada obra uma história única do seu criador. Os tecidos Amuzgo são representações complexas em motivos geométricos da fauna, flora, etnia, crenças e narrativas pessoais dos seus ancestrais. Este trabalho valioso garante a continuidade cultural, os rituais e fortalece os laços comunitários entre os seus membros.

Sobre a Gabína Valentin López

Gabina Valentín López é uma tecedeira Amuzgo de Xochistlahuaca, Guerrero, na Costa Chica do México. Aos nove anos começou a tecer e a aprender a simbologia tradicional da comunidade indígena, ao lado das suas familiares mais velhas. Forçada a migrar para a área urbana da Cidade do México, a tecelagem tornou-se por alguns anos uma atividade noturna para se sentir mais próxima das suas raízes. Com paixão e determinação, Gabina dedica a vida a preservar e manter a sua cultura têxtil. Viaja pelo México para vender o trabalho das tecelãs Amuzgas, salvaguardando a independência de cada mulher, mantendo viva a sua cultura.

Sobre a Fundação TuYo

A Fundação TuYo foi criada em 2021 (Amesterdão, Holanda) por uma equipa de artistas e artesãos que visa preservar, resgatar e promover técnicas têxteis ancestrais, apoiando as comunidades locais com práticas social e ambientalmente responsáveis.
A TuYo tem como objetivo criar um futuro onde comunidades dependentes de têxteis possam prosperar com salários justos e segurança, preservando a sua identidade e quebrando quaisquer estereótipos sobre a vida indígena.

Anterior
Anterior
7 de outubro

Curso de Iniciação à Tecelagem

Próximo
Próximo
4 de novembro

Masterclass de tear de cintura mexicano com Gabina Valentín