Capacitação Serviço Educativo do Parque Biológico de Gaia
Vila Nova de Gaia, 2023-2024
Imagem da formação “Princípios da Tosquia de Ovinos” organizada pelo Saber Fazer no Parque Biológico de Gaia
Em 2023 foi-nos solicitada a capacitação dos técnicos do serviço educativo do Parque Biológico de Gaia, tendo como objetivo a criação de novas atividades relacionadas com o Ciclo da Lã para diferentes públicos, tirando-se partido dos recursos existentes no Parque.
O Parque Biológico de Gaia já possuía um pequeno rebanho de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela, com a lã das quais já tinham vindo a dinamizar algumas atividades em anos anteriores, mas a equipa sentia a necessidade de melhorar os seus conhecimentos nesta área e também melhorar o processo de tosquia anual realizada no próprio Parque.
Neste sentido, foram dinamizadas formações sobre o Trabalho da Lã e Tosquia de Ovinos, tendo em vista a utilização da lã do próprio rebanho do Parque e a integração do ciclo desta fibra nas atividades educativas anuais.
Em 2024 foi solicitada nova capacitação, desta vez na produção de linho têxtil, aqui também com o objetivo de se vir a integrar esta atividade na oferta educativa do Parque Biológico de Gaia.
Após este projeto, os técnicos passaram a integrar atividades relacionadas com o Ciclo da Lã no programa educativo anual do Parque e o Ciclo do Linho passou a ser dinamizado anualmente.
Formação “Princípios da tosquia de ovinos”
O objetivo desta formação foi capacitar os técnicos que gerem o rebanho do Parque Biológico de forma a que fiquem autónomos na realização da tosquia anual obrigatória, fornecendo-se assim a matéria-prima necessária ao desenvolvimento das atividades por parte do Serviço Educativo.
Formação “Trabalho da Lã - da Ovelha ao Fio”
O objetivo desta formação foi capacitar a equipa do Serviço Educativo no tema da Lã, desde a ovelha até ao fio, tornando possível a dinamização de atividades sujeitas a este tema para todo o tipo de públicos.
Formação “Produção de Linho Têxtil”
O objetivo desta formação foi capacitar a equipa do Serviço Educativo na produção de Linho para finalidade têxtil, utilizando-se a variedade regional do Linho Galego, tornando possível a dinamização de atividades sujeitas a este tema para todo o tipo de públicos.