Capacitação Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves
Porto, 2022-2024
Entre 2022 e 2024, a nossa intervenção em Serralves foi alargada e dinamizamos um projeto de capacitação dos técnicos do Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves tendo em vista a criação de novas atividades para os diferentes públicos, de forma autónoma, tirando partido dos recursos existentes na quinta e no parque.
Recorrendo ao rebanho de Serralves, foram dinamizadas formações sobre o trabalho da lã e a tosquia, esta última direccionada especificamente à equipa de técnicos do Parque e da Quinta de Serralves. Adicionalmente, tendo sido verificada a necessidade e o potencial na criação de novas atividades, capacitamos também os elementos do Serviço Educativo nas áreas da Tecelagem e da Produção de Linho Têxtil, através de uma formação de longa duração.
Após este projeto, Serralves passou a integrar atividades relacionadas com a produção de fibras têxteis naturais nos seus programas educativos anuais para escolas e público em geral.
Formação “Trabalho da Lã - da Ovelha ao Fio”
O objetivo desta formação foi capacitar a equipa do Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves, desde a ovelha até ao fio, tornando possível a dinamização de atividades sujeitas a este tema para todo o tipo de públicos.
Formação “Princípios da Tosquia de Ovinos”
O objetivo desta formação foi capacitar os técnicos do Parque e da quinta da Fundação de Serralves de forma a que fiquem autónomos na realização da tosquia anual obrigatória, fornecendo-se assim a matéria-prima necessária ao desenvolvimento das atividades por parte do Serviço Educativo.
Formação em tecelagem
O objetivo desta formação foi capacitar elementos da equipa do Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves na área da Tecelagem de forma a complementar a formação na área da lã, tornando possível o desenvolvimento de atividades para escolas e famílias.
Formação “Produção de Linho Têxtil”
O objetivo desta formação foi capacitar a equipa do Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves na produção de linho com finalidade têxtil, utilizando-se a variedade regional do Linho Galego, tornando possível a dinamização de atividades sujeitas a este tema para todo o tipo de públicos.

