Cultura para Todos em Vinhais
Vinhais, 2021-2023
O projeto Cultura Para Todos em Vinhais dedicou-se à dinamização de práticas artísticas e culturais no Município de Vinhais. No âmbito do projeto foram desenvolvidos ateliês, workshops e oficinas temáticas nas áreas das Artes e Ofícios, Teatro e Artes Performativas, Música e Dança, todas elas áreas com uma herança cultural riquíssima em Vinhais.
A área que ficou a nosso cargo foi a das Artes e Ofícios. Para esta intervenção optou-se por focar as áreas da Lã e da Tecelagem, uma matéria-prima e uma técnica não só com importância histórica e cultural, mas também com potencial para desenvolvimento futuro na região.
O Cultura para Todos tem como públicos-alvo prioritários as crianças e jovens, idosos, pessoas com deficiência e desempregados. A nossa abordagem a este projeto passou, em grande parte, por capacitar pessoas que residam e trabalhem no concelho de Vinhais e que, ao receber as formações, possam, no futuro, dinamizar todo o tipo de iniciativas e atividades dentro destes temas com as comunidades locais.
Para isto, procuramos prioritariamente formar agentes facilitadores/disseminadores do concelho, pessoas que pela natureza da sua ocupação estejam em contacto próximo com os públicos-alvo do projeto. Tais como professores e educadores de todos os níveis, animadores culturais, trabalhadores da área social, técnicos da autarquia, associações locais e também pessoas (desempregadas ou não) que tenham interesse em explorar estas áreas como atividade económica.
No âmbito destas atividades e formações abordámos toda a cadeia de valor desde a matéria-prima até ao produto final, começando pela produção da Lã Churra das 5 raças autóctones de Trás-os-Montes, passando pelo seu processamento até ao fio, terminando na Tecelagem. Com esta abordagem, quisemos frisar a importância da produção de matéria-prima de qualidade para a existência das Artes e Ofícios no futuro e também formar para o potencial da Lã da região.
Na fase inicial do projeto foi realizado um mapeamento dos artesãos ainda existentes no concelho. Verificamos que atualmente já não existem tecedeiras, tecelões ou quem processe a lã no concelho, nem o conhecimento técnico associado a estes ofícios. No entanto é interessante ver como há algumas tradições culturais, como a conhecida Festa dos Rapazes, cuja continuidade depende, até certo ponto, da existência dos tecidos típicos da região. Tradicionalmente, os fatos dos Caretos eram feitos reutilizando-se mantas antigas. Com a inexistência da produção de mantas há já bastantes anos, está a desaparecer a possibilidade de se produzirem novos fatos a partir dos têxteis típicos da região, o que contrasta com o aumento de popularidade da festa e a renovação geracional a ela associada.
Para assegurar a continuidade deste património cultural, considerámos necessário reintroduzir o conhecimento técnico associado à prática da Tecelagem, de forma a que seja possível voltar a tecer os tecidos típicos da região. Assim, um dos primeiros passos deste projeto foi fazer um levantamento dos têxteis antigos, não só de fatos de Caretos, mas também das mantas que lhes dão origem, para termos uma visão daquela que é a expressão têxtil tradicional do concelho de Vinhais.
A este levantamento está a seguiu-se um trabalho de análise que resultou em fichas técnicas de cada um dos tecidos principais e seus derivados.
Estas fichas integraram depois os Manuais Técnicos que acompanharam as formações de Tecelagem organizadas no âmbito do projeto.
Mapeamento e levantamento
Para assegurar a continuidade deste património cultural, considerámos necessário reintroduzir o conhecimento técnico associado à prática da Tecelagem, de forma a que seja possível voltar a tecer os tecidos típicos da região. Assim, um dos primeiros passos deste projeto foi fazer um levantamento dos têxteis antigos, não só de fatos de Caretos, mas também das mantas que lhes dão origem, para termos uma visão daquela que é a expressão têxtil tradicional do concelho de Vinhais.
Manual das Tipologias de Tecelagem de Vinhais
Ao levantamento seguiu-se um trabalho de análise técnica das tipologias de tecelagem utilizadas localmente, tendo este trabalho resultado na produção do Manual de Tipologias de Tecelagem de Vinhais, no qual podemos encontrar fichas técnicas de cada um dos tecidos principais e seus derivados.
Manuais de Tecelagem e Trabalho da Lã para Vinhais
Estes manuais, dedicados às técnicas da tecelagem e do Trabalho da Lã, foram produzidos pelo Saber Fazer como recurso pedagógico a ser utilizado nas formações realizadas com os educadores do Cultura para Todos em Vinhais.
Capacitação dos educadores nas áreas da Tecelagem, Processamento da Lã e Feltragem
Com o objetivo de capacitar os educadores nestas áreas, foram dinamizadas formações profissionais nas áreas da tecelagem, Trabalho da Lã e da Feltragem, permitindo aos formandos conhecer e explorar a lã nas suas múltiplas possibilidades.
Repensar as lãs transmontanas
Atividades com a comunidade
Depois de receberem formação connosco, os nossos formandos tinham a missão de dinamizarem atividades com os público-alvo do projeto e assim levarem estes conhecimentos para junto da comunidade. Da escola à Universidade Sénior, passando pelo jardim de infância, os nossos formandos levaram a lã e a tecelagem para junto da comunidade.
Exposição “O Mesmo, Mas Diferente: Revisitar, Repensar e Renovar os Ofícios da Lã em Vinhais
A nossa intervenção no projeto “Cultura Para Todos” em Vinhais terminou com uma exposição no Centro Cultural de Vinhais que inauguramos em Agosto de 2023 e que conta a história do trabalho que desenvolvemos ao longo desses 2 anos.
Leia mais sobre a exposição e o trabalho que desenvolvemos no nosso blog.