Classificação das Lãs Nacionais

classificacão das lãs nacionais mário coelho morais

Uma coisa que é bom conhecer quando se trabalha com lãs, é a Classificação das Lãs Nacionais que se encontra neste momento em vigor no nosso país. Estas duas tabelas não são os documentos mais fáceis de encontrar online, embora esteja disponível em diversas bibliotecas, mas tive a sorte de, no momento em que procurei (leia-se "googlei") pelo livro, o ter encontrado num alfarrabista cá no Porto, em excelente estado de conservação.

Esta classificação, que foi o resultado do trabalho do Dr.Mário Coelho Morais nos anos 40, veio criar um sistema para orientar a indústria têxtil na categorização desta matéria-prima. Nele, Mário Coelho diz que, por um lado, as classificações até então existentes se baseavam mais no aspecto zootécnico do problema, do que no do processamento têxtil industrial. E por outro lado, que uma classificação baseada apenas na espessura das fibras seria uma atitude simplista, num país como o nosso, que apresenta uma produção de lãs muito heterogénea.
Por isso, neste livro constam duas tabelas: uma com as lãs agrupadas por grupos e tipos padrões fundamentais, segundo as suas características têxteis, e outra com as lãs agrupadas por classes, de acordo com a sua espessura.

À primeira vista, achei que esta classificação teria mais interesse para quem lida com a lã a um nível industrial, mas mudei de ideias quando começamos o trabalho sobre as lãs portuguesas e, de repente, me deparo com os mesmos termos a serem utilizados de forma genérica numas situações (ex: "velo de tipo cruzado") e com um significado técnico e muito específico noutras (ex: "cruzado comum"). Ou quando lemos "merino extra, merino fino, merino médio e merino forte" e ficamos a pensar que relação é que estes termos têm com as raças merina branca, merina preta e merina da beira baixa - isto é material para um outro post inteirinho.

A quem interessar consultar as ditas tabelas, ao clicarem nas imagens acima têm acesso à imagem em tamanho maior.

Anterior
Anterior

A Festa

Próximo
Próximo

Torcer o fio com um fuso português