plantas tintureiras - as sementes

 

Um pouco antes da Primavera começar, andei a estudar e a seleccionar as plantas que achava que fazia sentido ter num jardim de tintureiras, reuni as sementes de todas e passei-as à Carlota, que tratou de as germinar e transplantar para o terreno em Serralves.
Como a atenção que pudemos dispensar a este tema este ano foi limitada (não se esqueçam que estamos a produzir lã, linho e seda em simultâneo na Quinta, ufa!), algumas vingaram e outras não. A Ruiva-dos-tintureiros (Rubia tinctorum) foi uma das que nos escapou este ano, mas voltaremos a tentar.

Existem imensas lojas online que disponibilizam sementes de plantas tintureiras, mas é preciso saber exactamente o que se pretende porque, a não ser que sejam lojas especializadas, a maior parte não está assinalada como sendo especificamente tintureira.
A selecção que fiz incluía algumas tintureiras clássicas, algumas silvestres e outras que apesar de serem conhecidas por outras finalidades, também podem ser usadas na tinturaria. Era um conjunto para mostrar que apesar de existirem plantas iconicamente tintureiras, também há muitas à nossa volta, bem conhecidas, que também cumprem este fim.
Fiz questão de escolher variedades adaptadas ao nosso clima, com excepção aberta ao índigo japonês, porque é ÍNDIGO (como se calhar já sabem, adorou a estadia no Porto e quer voltar para o ano).
Para que fique registado, a minha short-list era a seguinte:

Indigo Japonês (Persicaria tinctoria)
Pastel-dos-Tintureiros (Isatis tinctoria)
Ruiva-dos-tintureiros (Rubia tinctorum)
Camomila-dos-Tintureiros (Anthemis tinctoria)
Estrela-do-Egipto (Coreopsis tinctoria)
Lírio-dos-Tintureiros (Reseda luteola)
Açafrão Bastardo (Carthamus tinctorius)
Milefólio (Achillea milefolium)
Hipericão (Hipericum perforatum)
Galião (Galium verum)
Cravo Túnico (Tagetes patula)
Equinácea (Equinacea purpurea)
Agrimónia (Agrimonia eupatoria)
Calêndula (Calendula officinalis)


Para quem procura sementes de plantas tintureiras, um dos locais mais interessantes para dar uma vista de olhos, é a loja online da Associação Couleur Garance. A Couleur Garance tem o maior jardim dedicado às plantas tintureiras, com cerca de 250 espécies, que podem ser visitadas em Lauris. Todos os anos são colhidas as sementes do próprio jardim, não só para voltar a semear, mas também para partilhar. Podem encontrar as sementes à venda na loja online deles. Foi daqui que vieram as nossas de índigo japonês e pastel-dos-tintureiros, entre outras.
A Sementes de Portugal, uma loja online de sementes que conheci há pouco tempo e que se especializa em espécies emblemáticas da flora portuguesa, disponibiliza sementes para algumas das plantas que listei, como o Lírio-dos-tintureiros e o Hipericão, por exemplo.
Outra opção de que gostei foi o Seedaholic, com muita informação sobre as plantas, preços nada exagerados e uma boa selecção de espécies adaptadas a climas europeus.
A Wildcolours é uma loja dedicada à tinturaria, especificamente, e comercializa sementes de algumas das tintureiras mais emblemáticas.

Anterior
Anterior

uma estreia na feltragem

Próximo
Próximo

cores da natureza