De onde vêm os fusos
A MISSOM já faz parte do meu top do Roteiro Oficinal do Porto pelo menos desde 2013. Para quem não sabe, esta pequena empresa e oficina localizada mesmo no centro do Porto é onde se fazem algumas das melhores baquetas do mundo. Parece uma afirmação exagerada, mas é mesmo assim, até porque se especializaram em fazer modelos únicos, desenhados especialmente para o artista. O trabalho de torneiro é exímio, as madeiras são as melhores que se podem ter e a precisão técnica é incrível.
Ora, e o que é que baquetas têm a ver aqui com o Saber Fazer? É que baquetas, afinal, são muito parecidas com fusos, e a partir de agora os fusos cá da casa, sejam os portugueses, sejam os de suspensão, vão passar a ser produzidos pela MISSOM. Mais especificamente pelo próprio Miguel Ralha que, além de ser o criador da empresa, é um fantástico torneiro de madeira.
Aquele fuso português ali em cima era uma amostra de que era suposto eu não gostar, porque tinha sido torneado a partir do borne e do cerne de um tronco de pau-rosa, mas basta olhar para a foto para se perceber que é o fuso mais bonito que já tive na mão. Só lhe falta uma boa mainça, que vai ser esculpida por mim, como de costume.
Os fusos voltarão a estar em breve disponíveis na loja online, melhores que nunca.

