Ovelhas de Portugal

Este é o nosso novo poster, dedicado às Ovelhas de Portugal! Criamos esta peça para ajudar a valorizar cada uma das nossas raças ovinas autóctones, ensinando um pouco mais sobre a incrível diversidade das suas lãs, algo desconhecido mesmo para quem é aficionado das fibras têxteis! Quisemos criar uma peça muito bonita (acho que conseguimos!), mas que se destacasse por ser tecnicamente rigorosa e carregar informação interessante, o que como sabem é difícil de encontrar.

É um poster de dupla face: de um lado encontramos o mapa de Portugal povoado pelas nossas raças ovinas autóctones, ajudando a situar cada uma no nosso território. Do outro, encontramo-las organizadas de acordo com o tipo de lã que produzem e uma curta descrição sobre esse tipo de lã, incluindo a indicação dos principais grupos: Churro, Bordaleiro e Merino.
É uma peça aparentemente simples, mas que na verdade sumariza mais de uma década de investigação e trabalho. Esperamos que gostem, que o queiram colocar nas vossas paredes e oferecer aos amigos!

Os conteúdos educativos foram criados pela Alice Bernardo. O trabalho gráfico foi desenvolvido pelo Estúdio Ofício, com direção criativa pela Alice Bernardo e pelo Miguel Barbot, e a direção de arte, ilustração e design pela Maria Helena Silva.

Podem encontrá-lo disponível na nossa loja online e na nossa loja física.

Como ilustramos as Ovelhas de Portugal

O trabalho de ilustração das 16 raças de ovinos portuguesas que foi inteiramente feito “cá em casa” pela Maria Helena! Espreitem o trabalho dela no vídeo.
Foi um trabalho longo e com muitos ajustes técnicos, para que cada representação refletisse corretamente o padrão da raça, mas também o estilo de ilustração que temos vindo a desenvolver no Saber Fazer, que também é em parte o estilo da Helena, que já trabalha connosco há muitos anos. Queríamos que, ao olharem para o poster, conseguissem identificar as características-chave de cada uma: os cornos, o careto, as especificidades do velo, a sua cor, etc. E queríamos que fosse um poster tão bonito que, apesar do tema tão nicho, ninguém hesitasse em pendurar na sua parede!

Próximo
Próximo

É um trabalho de abrir portas