Blog

A ovelha mais sexy

A ovelha mais sexy

Se tivesse de escolher a ovelha mais sexy em Portugal, diria que há grande probabilidade de ser da raça Churra Mondegueira, de preferência uma "Marialveira". Estas não tomam banho porque passam todos os dias do ano a pastar extensivamente, mas os seus velos pesados de longas madeixas, às vezes, encaracoladas, dão-lhes aquele charme especial.

Leia mais
Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis
fazer educação, processos, Tecelagem, Têxtil Saber Fazer fazer educação, processos, Tecelagem, Têxtil Saber Fazer

Saber-fazer no Museu da Moda e dos Têxteis

Abriu há uns dias, em Vila Nova de Gaia, o Museu da Moda e dos Têxteis, um novo museu dedicado à moda e à história da indústria têxtil portuguesa. No início do circuito expositivo tem uma parte da exposição dedicada às matérias-primas, até ao fio, e à tecelagem que teve a nossa contribuição, em forma de consultoria técnica e científica, produção de textos, conteúdos e fornecimento de todos os materiais expositivos.

Leia mais
Dicas para germinar Tintureiras (e não só)

Dicas para germinar Tintureiras (e não só)

Não sei se já repararam, mas já cheira a Primavera lá fora!

E Primavera, por aqui, quer dizer começar a planear sementeiras. Há já algum tempo que disponibilizámos na nossa loja online algumas sementes das nossas próprias plantas tintureiras, mas como nem toda a gente tem muita experiência em semear e plantar algumas espécies que têm necessidades específicas, aqui vai um post com algumas dicas para terem muito sucesso nas vossas sementeiras desse lado!

Leia mais
Usar Lã como "mulch"
, sustentabilidade Saber Fazer , sustentabilidade Saber Fazer

Usar Lã como "mulch"

Já me perguntaram várias vezes porque é que tenho Lã a rodear as plantas, depois de mostrar algumas das fotos das nossas tintureiras. É muito frequente usar Lã no solo e nos vasos, sim.
Uma das finalidades utilíssimas para aquela Lã que, por diversas razões, não tem qualidade suficiente para processar é utilizá-la para fazer “mulching” ou cobertura de solo.

Leia mais
Sobre o Lírio-dos-tintureiros: respostas a algumas perguntas
Tinturaria Natural, reseda luteola Saber Fazer Tinturaria Natural, reseda luteola Saber Fazer

Sobre o Lírio-dos-tintureiros: respostas a algumas perguntas

Após a oficina online, a Teresa A. identificou Resedas a crescer no seu terreno. Aconselhei-a a colher sementes destas plantas e a cultivá-las intencionalmente nos próximos anos. Como crescem naturalmente, de certeza que estão muito bem adaptadas à zona e quase que não vão precisar de cuidados, o que é precisamente o que queremos! Entretanto, pode colher umas poucas para fazer experiências e perceber qual o seu poder tintóreo.
No seguimento dos emails que trocamos, ela fez-me as seguintes questões que vou responder aqui, porque nos ajudam a perceber um pouco mais sobre esta planta e achei que podiam haver pessoas desse lado com as mesmas dúvidas.

Leia mais