Saber Fazer em Vinhais

VIVER MAIS E MELHOR

Em 2025 estamos de volta a Vinhais, para mais uma edição do nosso programa educativo em torno da lã, desta vez enquadrado no projeto Viver Mais e Melhor.

Tal como na primeira edição, enquadrada no projeto Cultura Para Todos em Vinhais, as premissas mantêm-se:

  • Como construir um futuro viável para os artesãos, olhando não para o passado, mas para o presente? 

  • Como usar o trabalho artesanal para criar novos produtos e acrescentar valor ao nosso património imaterial, como a tradição dos Caretos?

  • Como promover a transição geracional e a inclusão e trazer valores novos e contemporâneos para a cultura popular?

Este novo projeto está dividido por três momentos, que irão decorrer ao longo de 2026.

Momento 1: Formação Técnica dos Educadores

Nesta formação inicial, iremos transmitir o conhecimento de base para os participantes poderem, posteriormente, dinamizar as atividades de aprendizagem descentralizadas nas suas comunidades. 

Trabalho da Lã:  aprender as tarefas relacionadas com o trabalho da lã, incluindo a lavagem, os métodos de preparação das fibras para a fiação (penteação e cardação) e fiação com fuso e roda de fiar.

Tecelagem: obter bases sólidas no ofício da Tecelagem, abordando os seguintes conteúdos: o tear, seus componentes e funcionamento, estruturas de tecido, realização do projeto de tecelagem, cálculos de teia e urdissagem, montagem da teia no tear, tecer. 

Feltragem: obter conhecimentos sobre a teoria e a mecânica da técnica da Feltragem, tipos de lã e as suas características, conhecer os dois grandes tipos de lã processada para feltragem (cardada e penteada) e as suas especificidades e utilizações, realizar exercícios práticos, obter conhecimentos técnicos sobre feltragem, pisoagem, lavagem e acabamentos.

Formação técnica intermédia para os formadores do projeto "Cultura para Todos"
Para os participantes com conhecimentos prévios adquiridos no Cultura para Todos em Vinhais, serão incluídas 8 horas de formação intermédia.

Momento 2: Acompanhamento da aprendizagem pós-formação (treino contínuo)

Nesta atividade, os participantes irão, recorrendo à biblioteca de equipamentos e materiais que iremos montar no Município, desenvolver e consolidar a sua aprendizagem, como forma de preparação para as atividades educativas descentralizadas junto das suas comunidades.

Momento 3: Dinamização de atividades de aprendizagem

A equipa do Saber Fazer irá preparar, juntamente com os participantes, as diferentes oficinas a realizar com as comunidades. Os participantes serão organizados em grupos, que serão posteriormente responsáveis por estas atividades educativas. Os participantes terão também suporte direto dos formadores do Saber Fazer durante a preparação das atividades.

Biblioteca de Ferramentas e Materiais: boas notícias para todos os participantes do novo projeto!

Ao conceber este novo projeto, propusemos a criação de uma nova biblioteca de materiais e ferramentas para a comunidade, e a Câmara Municipal disponibilizou um belo edifício no centro histórico para o efeito. A biblioteca estará totalmente equipada para fornecer aos formadores e participantes ferramentas, materiais e recursos de conhecimento. Este espaço será também a base para as nossas atividades de formação.

Quem pode participar?

Estas formações são especialmente dirigidas a residentes do Município de Vinhais que tenham interesse em aprender sobre estes temas e dinamizar atividades educativas nas suas comunidades. Procuramos professores e educadores (formais ou informais), líderes de comunidade (grupos de pais, ativistas, coletividades), profissionais do setor social (centros de dia, lares, assistência social, etc) e estudantes (arte, design, ciências naturais, agricultura).

Pré-inscrições

Se estiver interessado em participar, basta preencher o formulário de pré-inscrição!

Após terminado o período de pré-inscrição, será feita a seleção dos participantes e comunicado o seu resultado via email, até ao final de Dezembro de 2025.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, pode contactar-nos através do endereço vinhais@saberfazer.org


Data limite para pré-inscrições: 31 de Dezembro 2025

Formulário de pré-inscrição