Cultura Para Todos em Vinhais - Artes e Ofícios

Um dos projetos em que temos o imenso gosto de estar a trabalhar este ano é no Cultura Para Todos em Vinhais no âmbito do qual serão desenvolvidos ateliês, workshops e oficinas temáticas nas áreas das Artes e Ofícios, Teatro e Artes Performativas, Música e Dança, todas elas áreas com uma herança cultural riquíssima em Vinhais.

A área que ficará a nosso cargo, como já devem imaginar, será a das Artes e Ofícios.
Para esta intervenção optou-se por focar as áreas da Lã e da Tecelagem, uma matéria-prima e uma técnica não só com importância histórica e cultural, mas também com potencial para desenvolvimento futuro na região.

 

O Diogo, a Ester e o Tiago são exemplos da renovação geracional constante que existe nas tradições culturais em Vinhais, neste caso na Festa dos Rapazes (que já não é exclusiva dos rapazes!)

 

O Cultura para Todos tem como públicos-alvo prioritários as crianças e jovens, idosos, pessoas com deficiência e desempregados. A nossa abordagem a este projeto passará, em grande parte, por capacitar pessoas que residam e trabalhem no concelho de Vinhais e que, ao receber as formações, possam, no futuro, dinamizar todo o tipo de iniciativas e atividades dentro destes temas com as comunidades locais. Para isto, procuramos prioritariamente formar agentes facilitadores/disseminadores do concelho, pessoas que pela natureza da sua ocupação estejam em contacto próximo com os públicos-alvo do projeto. Tais como professores e educadores de todos os níveis, animadores culturais, trabalhadores da área social, técnicos da autarquia, associações locais e também pessoas (desempregadas ou não) que tenham interesse em explorar estas áreas como atividade económica.

No âmbito destas atividades e formações iremos abordar toda a cadeia de valor desde a matéria-prima até ao produto final, começando pela produção da Lã Churra das 4 raças autóctones de Trás-os-Montes, passando pelo seu processamento até ao fio, terminando na Tecelagem. Com esta abordagem, queremos frisar a importância da produção de matéria-prima de qualidade para a existência das Artes e Ofícios no futuro e também formar para o potencial da Lã da região.

 

Na fase inicial do projeto foi realizado um mapeamento dos artesãos ainda existentes no concelho. Verificamos que atualmente já não existem tecedeiras, tecelões ou quem processe a lã no concelho, nem o conhecimento técnico associado a estes ofícios. No entanto é interessante ver como há algumas tradições culturais, como a conhecida Festa dos Rapazes, cuja continuidade depende, até certo ponto, da existência dos tecidos típicos da região. Tradicionalmente, os fatos dos Caretos eram feitos reutilizando-se mantas antigas. Com a inexistência da produção de mantas há já bastantes anos, está a desaparecer a possibilidade de se produzirem novos fatos a partir dos têxteis típicos da região, o que contrasta com o aumento de popularidade da festa e a renovação geracional a ela associada.

 

Para assegurar a continuidade deste património cultural, achamos que é necessário reintroduzir o conhecimento técnico associado à prática da Tecelagem, de forma a que seja possível voltar a tecer os tecidos típicos da região. Assim, um dos primeiros passos deste projeto foi fazer um levantamento dos têxteis antigos, não só de fatos de Caretos, mas também das mantas que lhes dão origem, para termos uma visão daquela que é a expressão têxtil tradicional do concelho de Vinhais.
A este levantamento está a seguir-se um trabalho de análise que irá resultar em fichas técnicas de cada um dos tecidos principais e seus derivados. Estas fichas irão depois fazer parte dos Manuais Técnicos que irão acompanhar as formações de Tecelagem do Outono deste ano.

 

A par do levantamento dos têxteis e prevendo as formações que abrangem toda a cadeia de valor, fizemos também a recolha de matéria-prima, neste caso da Lã de raças de tipo churro autóctones em Trás-os-Montes: Churra Galega Bragançana Branca e Preta, Churra Badana e Churra Mirandesa.

Assim, as formações relacionadas com a valorização da matéria-prima e também de processamento da Lã serão desenvolvidas utilizando-se apenas lãs locais. Para acompanhar estas formações, estão também a ser desenvolvidos Manuais Técnicos dedicados às cinco raças autóctones transmontanas, sua caracterização e especificidades de cada um dos seus tipos de Lã.

As formações dentro da Área das Artes e Ofícios deverão decorrer já no Outono de 2022 e estão direccionadas para pessoas que residam ou trabalhem no concelho de Vinhais e estejam em contacto com os públicos-alvo, sendo a excepção produtores de ovinos de qualquer uma das 5 raças autóctones de Trás-os-Montes que possam estar localizados fora do concelho.
Se têm interesse nestes temas e acham que cumprem os requisitos, podem fazer a pré-inscrição através do site do projeto Cultura Para Todos em Vinhais. As formações previstas são as seguintes:

 

Formação #01 - Conhecer e valorizar a matéria prima

Esta oficina permitirá aprender sobre a cadeia de valor da lã, as raças autóctones transmontanas e as especificidades e potencial criativo da sua lã. Aprenderemos também sobre as boas práticas na produção lanar para valorização criativa e comercial. 
Fazer pré-inscrição >>

Formação #02 - Novos mercados para o trabalho artesanal no setor da Lã

Oficinas criativas cuja temática será a identificação do potencial criativo da lã e da tecelagem tradicional em Vinhais, a análise e definição de canais comerciais internacionais e a redefinição de produtos tradicionais mais orientados ao mercado contemporâneo. Esta atividade será conduzida em conjunto com consultores tanto das áreas produtivas, como das do marketing e mercado.
Fazer pré-inscrição >>

Oficina prática #03 - O trabalho da Lã - da ovelha ao fio

Nesta oficina prática iremos aprender detalhadamente sobre todo o processamento da fibra da Lã, desde o velo em bruto até ao fio. Esta formação irá permitir aprender sobre as boas práticas da produção e seleção de lã para utilização têxtil, bem como todas as fases de processamento até ao fio: lavar, cardar, pentear e fiar.
Fazer pré-inscrição >>

Oficina prática #04 - Iniciação à tecelagem

Esta oficina permitirá obter bases sólidas no ofício da Tecelagem, sendo abordados os seguintes conteúdos: o tear, seus componentes e funcionamento; estruturas de tecido; realização do projeto de tecelagem; cálculos de teia e urdissagem; montagem da teia no tear; tecer.
Fazer pré-inscrição >>

*Notas importantes:

- Um grande obrigada à Sandrina Fernandes pela sua ajuda para reunirmos mantas e fatos tão bonitos, bem como à Ester, ao Diogo e ao Tiago por terem sido óptimos modelos de fatos de Caretos!

- Podem visitar o site oficial do projeto aqui: Cultura Para Todos em Vinhais

- As pré-inscrições para as formações estão disponíveis aqui.

 
Anterior
Anterior

Dois dias de cultura Amuzga no Saber Fazer

Próximo
Próximo

O percurso das Merino Pretas do Monte dos Cedros