Trabalho em progresso com a Guida

Aproveitei a minha última ida "lá abaixo" para estar com a Guida Fonseca e trabalhar com ela naquele que espero que seja o próximo livrinho publicado pelo Saber Fazer. Com a Guida envolvida, o tema não é surpresa nenhuma - claro que tem a ver com Tecelagem.
A ideia para o fazermos surgiu quando a encontrei pela primeira vez, e conheci pessoalmente, a propósito do convite que lhe fiz para participar na actividade que organizamos para a Festa de Outono em Serralves, no ano passado.
Na altura já tinha terminado de escrever o das Ferramentas de Carpintaria e Marcenaria, e o nosso primeiro encontro e conversa deu para perceber que partilhamos o mesmo gosto pelo conhecimento técnico e pelo rigor da passagem da informação.  É que geralmente, quando entro nos meus devaneios técnicos acabo com a pessoa à minha frente a olhar fixamente para o vazio, por isso, quando encontro alguém que não só percebe do que estou a falar, mas como partilha a minha obsessão, há que agarrar a oportunidade e convidá-la para fazer um livrinho connosco. E ela aceitou.
Será algo curto e focado, mas esperemos que bem produzido e útil, especialmente para quem tece em português.

Se por um lado gosto de fazer eu própria a investigação, por outro lado é um grande privilégio poder contar com as décadas de experiência de trabalho e ensino da Guida, e poder colocar uma ínfima parte do conhecimento que ela tem disponível a toda a gente.
Sei perfeitamente que ela tem fiéis seguidores, mas não consigo deixar de sentir que o seu trabalho é subvalorizado no nosso país. Talvez seja assim porque o seu objectivo principal nunca foi a auto-promoção, mas antes a produção e o ensino.
Quem não conhece o trabalho dela, pode começar pelo Lugar do Têxtil e acompanhar no facebook também. A Guida costuma também dar workshops e formações de norte a sul do país, que aconselho vivamente a quem tiver interesse por tecelagem e fiação, já que são oportunidades únicas para estar pessoalmente com ela.

Anterior
Anterior

2015 - Saber Fazer em Serralves

Próximo
Próximo

com quantas ferramentas se faz uma mainça