com quantas ferramentas se faz uma mainça

fuso português
mainça
fuso português
 

Quem sabe mesmo fiar, fia com qualquer coisa, até com uma pedra. É por isso que a minha picuinhice com o peso, forma e material dos fusos pode ser completamente subjectiva. Mas o que é certo, é que trabalhar com uma boa ferramenta dá mais prazer e faz com que o trabalho seja mais uma extensão natural do nosso corpo do que um esforço externo.
Para mim, desde que ganhei confiança para evoluir desde a forma como me ensinaram a fiar, para aquela como sinto que quero fiar, que há pormenores que fazem a diferença.
Além do equilíbrio do fuso e do peso que carrego na mão, a mainça é o mais importante para mim. Gosto que seja bem definida, até profunda, e que no topo faça um gancho perfeito. Para quem chega aqui agora,  mainça é o nome que se dá àquele sulco helicoidal que se vê na ponta superior do fuso.
Dos pormenores mais distintivos entre o vulgo "fuso português" e outros fusos muito semelhantes em forma que se vê noutros países, como o fuso russo, é a existência da mainça. Se o fuso russo se usa apenas com apoio, o nosso, quando tem uma mainça bem definida, até em suspensão pode ser usado, consoante a técnica de cada um, o que lhe confere mais versatilidade, a meu ver.

Os primeiros fusos que fizeram para mim, foram feitos pelo Zé Manel, ainda em Bucos. No final, ele esculpia a mainça com uma navalha e já estava. Quando tive de mandar fazer estes fusos cá no Porto, já com dimensões e forma ligeiramente diferente dos primeiros que tive, nenhum veio com uma mainça decente - pareciam uns risquinhos a fazer de conta. Vai daí, achei que se o Zé Manel conseguia fazer, eu também. A navalha não me chegou, mas com uma lima das unhas e uma lima-faca dei conta do serviço e esculpi as mainças todas ao meu gosto.
Desde então, prefiro que os fusos venham do torneiro sem mainça, e esculpo-as eu, uma a uma, como acho que devem ser para o fuso funcionar bem. É que é muito difícil explicar a quem não fia porque é que um pormenor tão pequeno faz tanta diferença, e em vez de perder tempo a explicar, gasto o tempo a fazer mainças.

Anterior
Anterior

Trabalho em progresso com a Guida

Próximo
Próximo

Ferramentas de Carpintaria e Marcenaria: Como se chamam. Para que servem.