A penteação e o outro lado das lãs portuguesas
Pentear lã com os pentes da Louet tem sido, nos últimos tempos, um dos meus maiores prazeres. Então quando tenho nas mãos uma beleza como este merino cinza claro que trouxe da Ancorme há um par de semanas, o resultado é qualquer coisa de especial. Conseguem ver nas fotos como se mantêm os reflexos castanhos no penteado final? É lindo.
Apesar de escolher cardar vs pentear ser absolutamente determinante no tipo de fio que se vai fiar, quando comecei a aprender a trabalhar a lã, ensinaram-me a cardar como se não existissem mais opções (nem houvesse necessidade de existirem!). E de facto, em Portugal, a cardação é na maior parte das vezes o único método de preparação da fibra utilizado no trabalho artesanal, salvo em algumas regiões onde a lã produzida pela raça local é de tal forma longa que praticamente exige ser penteada.
Embora já soubesse que os resultados obtidos utilizando um método vs o outro são radicalmente diferentes, não deixei de ficar surpreendida quando comecei a pentear lãs portuguesas que até então só tinha fiado cardadas. Foi como conhecer um lado novo de alguém que eu achava que já conhecia muito bem.
É que o que a penteação faz (e a cardação não) é separar as fibras mais longas das mais curtas, enquanto as alinha. Se por um lado produz desperdício, que pode ser maior ou menor consoante a qualidade da lã, por outro lado permite-nos ficar apenas com as melhores fibras para trabalhar e isso faz toda a diferença. A forma como abre as fibras também tem a vantagem de ir soltando muito do pêlo morto e outros detritos que possam existir.
Acho que no nosso contexto específico, adicionar a penteação ao repertório não se trata apenas de alargar a gama de resultados que as nossas lãs podem oferecer, mas também tirar partido de outras vantagens que este método traz consigo. Uma dessas vantagens, segundo a minha experiência, é conseguir dar a volta àqueles velos menos bons, que facilmente nos vêm parar às mãos quando se vive num país como o nosso, onde os ovinos não são criados para lã.
Estes Mini Combs da Louet, que têm o condão de serem leves e práticos, sem deixarem de fazer um bom trabalho estão agora disponíveis na loja online para quem se quiser iniciar na penteação.

