O fuso da Gabi (e um algodão muito especial)

Lembram-se de Setembro passado quando, com o apoio da Fundação TuYo, recebemos a Gabina Valentín, uma tecedeira Amuzga de Xochistlahuaca, para uma Aula Aberta e memorável Masterclass de Tear de Cintura Mexicano?

Esse fim-de-semana também foi um de troca de experiências e tesouros pessoais entre a Gabi e a Alice. Daqui a Gabi levou coisas que para nós são usuais, como Linho e Seda, mas que no México são raridades.
A nós, ofereceu-nos raridades também, em forma de algodão colorido, respetivas sementes e um fuso muito especial, que achamos que merecem ser partilhadas.

 
 

As variedades de algodão naturalmente coloridas são, hoje em dia, muito raras, já que o algodão branco foi impulsionado pela indústria pela facilidade com que é tingido noutras cores. 
As que a Gabi nos trouxe têm uma paleta de cores incrível (aquele verde!) e são variedades regionais, o que lhes confere mais importância. O nosso “banco de sementes” ficou mais rico com as sementes destas três variedades.

Como se sementes de algodão colorido não fossem suficientes, a Gabi deixou-nos ainda um dos seus fusos pessoais: um presente de uma fiandeira para outra.
Este tipo de fuso, usado para fiar algodão, é um “supported spindle”. Como nos diz o nome, este fuso é usado com um apoio na base, para que o peso próprio do fuso não exerça demasiada tensão nas fibras, tornando-o adequado para fiar fibras finas e curtas, como as do algodão.

Agora, para quem leu tudo até ao fim, as boas notícias:
Em Setembro, a Gabi, novamente com o apoio da TuYo Foundation, irá voltar ao Saber Fazer para mais uma Masterclass de Tear de Cintura Mexicano! 
Se ficaram com vontade de participar da última vez, mas não conseguiram, podem já enviar-nos uma mensagem e serão adicionados a uma lista que receberá um alerta logo que a data seja marcada!

 
Anterior
Anterior

Somos membros da European Creative Hubs Network!

Próximo
Próximo

O Saber Fazer é entidade formadora certificada pela DGERT!