Blog

uma estreia na feltragem
Aqui ficam umas poucas imagens da Oficina de Feltragem que a Ana Rita de Albuquerque veio dar a Serralves no passado mês de Outubro.

plantas tintureiras - as sementes
Um pouco antes da Primavera começar, andei a estudar e a seleccionar as plantas que achava que fazia sentido ter num jardim de tintureiras, reuni as sementes de todas e passei-as à Carlota, que tratou de as germinar e transplantar para o terreno em Serralves.

cores da natureza
Algumas das cores que produzimos durante a oficina de Tinturaria Natural utilizando casca de cebola, henna, ruiva-dos-tintureiros (Rubia tinctorum), folha de nogueira e o índigo japonês acabado de colher (Persicaria tinctoria), em diversos tipos de lã e seda também.


Tingir com índigo fresco
Na Primavera deste ano, lá na Quinta de Serralves, deu-se início à criação de um jardim de plantas tintureiras. Passei algum tempo a estudar e a seleccionar as que achava que seria interessante cultivar, não só para as podermos ver ao vivo, mas também para usar nas oficinas e em experiências várias.

Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa
As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.

Saber Fazer na Festa de Outono - 2016
No próximo fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vamos estar novamente presentes na Festa de Outono, na Quinta de Serralves, com uma série de actividades de experimentação e demonstrações.


de volta das lãs portuguesas
Hoje, um dia passado a separar amostras de velos em bruto de todas as raças de ovinos portugueses para uma pequena exposição a acontecer no final de Setembro. Tantas lãs diferentes num país tão pequeno!