Consultadoria & Investigação

Ofício
Projetos (brevemente)
Serviços (brevemente)
Blog

Sobre nós

Educação

Loja

EDUCAÇÃO / CURSOS PRESENCIAIS

Próximos
cursos
e eventos

EDUCAÇÃO

Manuais Saber Fazer

As nossas publicações são fruto de um forte trabalho de investigação na área do saber-fazer. Da Tecelagem à marcenaria, de manuais técnicos a folhetos, os Manuais Saber Fazer são ferramentas dedicadas ao conhecimento técnico na nossa área.

EDUCAÇÃO

Cursos
online

Iniciação à Tinturaria Natural

Orientado por Guida Fonseca

O curso online de Iniciação à Tinturaria Natural é um curso extenso e bastante completo que tem como objectivo transmitir os conceitos fundamentais da Tinturaria, passando por todos os procedimentos de preparação, mordentagem e dezenas de métodos para tingir com os corantes de origem natural mais importantes, até procedimentos para experimentação livre.

INVESTIGAÇÃO

Blog

A EDUCAR PARA O SABER-FAZER DESDE 2011

O que é o
Saber Fazer

Fundado em 2011, o SABER FAZER é uma iniciativa privada coordenada por Alice Bernardo e Miguel Barbot, que se dedica à investigação, valorização e divulgação de técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal, com foco nas fibras têxteis naturais e em produções farm-to-cloth.

Somos um projeto educativo e editorial que tem como principal objetivo garantir a transferência de conhecimento técnico e educar e sensibilizar para as questões fundamentais que envolvem este tema, que não são apenas as da sustentabilidade ambiental, mas também social e económica. O nosso trabalho concentra-se nos recursos genéticos locais e em processos de produção sustentáveis de pequena e média escala.

O Saber Fazer é uma entidade formadora certificada pela DGERT.

SOBRE NÓS

Equipa


  • Fundadora do Saber Fazer e co-fundadora do Ofício, há mais de 10 anos que desenvolve investigação e trabalho na área da produção artesanal e semi-industrial em Portugal. Especializou-se na educação e transmissão de conhecimento nessa área. Tem especial interesse na produção de matérias-primas e criação de cadeias de produção sustentáveis do ponto de vista ambiental e social.


  • Consultor especializado no apoio estratégico aos negócios criativos e na área da sustentabilidade, trabalha com artesãos, designers e artistas, apoiando-os nos seus processos de negócio. Antes de co-fundar o Ofício dedicou uma década da sua vida profissional a uma consultora internacional, onde se especializou nas áreas do mercado, inovação, estratégia e empreendedorismo.


  • Artista e formadora na área da Feltragem, o seu trabalho cruza diversas áreas criativas, como a feltragem, fiação, costura, estampagem, fotografia, electrónica, computação e fabricação digital, dando corpo a um trabalho multidisciplinar que tem sido apresentado em publicações e exposições. Colabora com o Saber Fazer em diversas frentes desde 2016.


  • Com décadas de experiência em formação profissional na área da Tapeçaria, Tecelagem e Tinturaria Natural, Guida Fonseca destaca-se não só pelo seu vasto conhecimento dentro da área das fibras têxteis, como também por ser defensora de um conhecimento técnico bem estruturado e de qualidade. Desde 2014 que colabora regularmente com o Saber Fazer em diversas frentes.


  • Tecelão e formador, iniciou o seu percurso na Tecelagem há mais de uma década sob a orientação de Guida Fonseca, com quem continua a colaborar e com quem partilha os princípios de conhecimento técnico estruturado e de qualidade. Colabora com o Saber Fazer desde 2015 em todo o tipo de formações e eventos educativos.


  • Tosquiador profissional, é natural da Nova Zelândia. Tosquia profissionalmente em Portugal, Nova Zelândia, Suíça e Escócia, possuindo um incrível conhecimento da técnica e gosto por tudo o que está relacionado com ovinos e Lã. Desde 2015 que colabora com o Saber Fazer, realizando demonstrações, formações e as nossas tosquias profissionais.


  • Tendo trabalhado em tosquias profissionais na Escócia, Susana acompanha o Martin no seu trabalho há mais de uma década, tornando-a uma parceira indispensável em todas as nossas actividades educativas relacionadas com a tosquia e a Lã, bem como nas nossas tosquias profissionais.


  • Produtor de Linho Galego, fiandeiro e tecelão, o Jorge tem uma profunda paixão pelo têxtil e pelos modos de processamento e produção. Desde 2021 que colabora connosco, prestando consultoria no cultivo de Linho.