Aprender a tosquiar
Aqui ficam algumas fotos da Oficina Prática de Tosquia que fizemos pela primeira vez na Quinta de Serralves este ano, logo a seguir à demonstração da manhã.
O Martin trouxe o equipamento profissional dele e nós, desta vez, arranjamos uma bela mesa de desbordagem para explicar todo o processo como deve ser.
Na oficina cobriram-se os tópicos do equipamento, manuseamento do animal e da tosquia propriamente dita. Toda a gente teve a oportunidade de treinar com o acompanhamento próximo do Martin, tosquiando três exemplares da ovelhas Bordaleiras de Entre-Douro-e-Minho que vivem na quinta.
Uma oficina ou formação de tosquia não é algo que seja fácil de encontrar em Portugal nos dias que correm, por isso foi bom receber pessoas que quiseram vir aprender para aplicar o conhecimento nas suas próprias ovelhas.
Durante a manhã, algumas pessoas perguntaram o que vamos fazer com esta lã que tosquiamos e guardamos: para o próximo Outono estão agendadas algumas oficinas de processamento de fibra, incluindo fiação, tinturaria e feltragem, e a matéria-prima vai ser esta, produzida aqui mesmo na Quinta! Faz sentido, não?

