COMO SE PRODUZ LINHO: Oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves

Na Quinta de Serralves, este é o segundo ano em que se cultiva um Linhal com o objectivo de se ensinar sobre a sua produção e processamento utilizando exclusivamente a fibra produzida localmente.
O final da Primavera e início do Verão é o momento de fazer a colheita e dar início ao seu processamento e, assim, no próximo sábado 02 de Julho, o Saber Fazer traz a Serralves um dia inteiramente dedicado à fibra do Linho e à sua produção em pequena escala, com demonstrações e oficinas práticas.

Uma oportunidade única para ficar a saber tudo sobre o Linho e a sua produção, e aprender pessoalmente as diversas técnicas numa exclusiva oficina prática orientada por uma das únicas artesãs no nosso país que ainda produz Linho profissionalmente: Mª das Dores Matos.

São duas actividades que estão programadas: a Demonstração, que decorre apenas de manhã, é de entrada livre (ver o programa abaixo) e a Oficina Prática de processamento do Linho, é de lotação limitada e decorre apenas da parte da tarde.

Fica aqui uma sinopse das duas actividades e toda a informação para que possam vir aprender e experimentar processar o Linho no próximo fim-de-semana:


SÁBADO 02 de JULHO
11H-13H QUINTA DE SERRALVES (EIRA)


COMO SE PRODUZ LINHO: DA SEMENTE AO FIO, DEMONSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DO LINHO

No final da Primavera chega a hora de colher o linho que semeamos e cultivamos durante o último par de meses na Quinta de Serralves. Este momento marca o mote para que uma das poucas pessoas que ainda produz linho de forma profissional em Portugal, Mª das Dores Matos, venha partilhar connosco o seu conhecimento sobre a produção desta fibra têxtil em pequena escala, desde a semente ao fio. Durante esta demonstração, será realizada a colheita do Linho e demonstradas as diversas fases que se seguem no seu processamento, nomeadamente ripagem, maceração, moagem e espadelagem, utilizando apenas a matéria-prima produzida no ano anterior em Serralves.

Orientadores: Maria das Dores e Domingos Matos;
Dia: 2 de Julho (sábado);
Horário: 11h-13h;
Local: Quinta de Serralves (Eira);
Entrada: livre, mediante a aquisição do bilhete do Parque ou Museu+Parque.
Mais informações: www.serralves.pt


SÁBADO 02 de JULHO
15H-18H QUINTA DE SERRALVES (EIRA)

COMO SE PRODUZ LINHO: OFICINA PRÁTICA DE PROCESSAMENTO DE LINHO COM Mª DAS DORES MATOS


No final da Primavera chega a hora de colher o linho que semeamos e cultivamos durante o último par de meses na Quinta de Serralves. Este momento marca o mote para que uma das poucas pessoas que ainda produz linho de forma profissional em Portugal, Mª das Dores Matos, venha partilhar connosco o seu conhecimento sobre a produção desta fibra têxtil em pequena escala, desde a semente ao fio. 
Nesta oficina prática dedicada à produção do Linho em pequena escala, iremos aprender todas as fases de processamento desta fibra com a orientação de uma das poucas artesãs no nosso país que utiliza apenas linho cultivado e processado por si própria, no seu trabalho de tecelagem artesanal.  
Os participantes terão oportunidade dar início a esta oficina com o Linhal de 2016 ainda no terreno e aprender todas as técnicas, da colheita à assedagem, utilizando apenas o Linho Galego cultivado na própria Quinta de Serralves e as ferramentas utilizadas pela própria artesã.
Numa altura em que já praticamente não se produz Linho em Portugal e a maior parte do fio utilizado é importado, é importante conhecer o potencial da produção desta fibra e a forma como esta deve ser produzida para se obter fibra têxtil de qualidade.
 
Formadora: Maria das Dores Matos
Dia: 2 de Julho (sábado);
Horário: 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Eira);
Inscrição: 7,5€
Lotação: 10 participantes;

INSCRIÇÕES
Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento
Online
- Por transferência bancária, à ordem de Fundação de Serralves com o IBAN: PT50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para apoio.se@serralves.pt; dados necessários para a inscrição: nome completo, endereço de e-mail, telefone/telemóvel.

Mais informações: www.serralves.pt

Anterior
Anterior

As ferramentas que temos

Próximo
Próximo

COMO SE PRODUZ SEDA - oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves