COMO SE PRODUZ LINHO: Oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves

Na Quinta de Serralves, este é o segundo ano em que se cultiva um Linhal com o objectivo de se ensinar sobre a sua produção e processamento utilizando exclusivamente a fibra produzida localmente.
O final da Primavera e início do Verão é o momento de fazer a colheita e dar início ao seu processamento e, assim, no próximo sábado 02 de Julho, o Saber Fazer traz a Serralves um dia inteiramente dedicado à fibra do Linho e à sua produção em pequena escala, com demonstrações e oficinas práticas.

Uma oportunidade única para ficar a saber tudo sobre o Linho e a sua produção, e aprender pessoalmente as diversas técnicas numa exclusiva oficina prática orientada por uma das únicas artesãs no nosso país que ainda produz Linho profissionalmente: Mª das Dores Matos.

São duas actividades que estão programadas: a Demonstração, que decorre apenas de manhã, é de entrada livre (ver o programa abaixo) e a Oficina Prática de processamento do Linho, é de lotação limitada e decorre apenas da parte da tarde.

Fica aqui uma sinopse das duas actividades e toda a informação para que possam vir aprender e experimentar processar o Linho no próximo fim-de-semana:


SÁBADO 02 de JULHO
11H-13H QUINTA DE SERRALVES (EIRA)


COMO SE PRODUZ LINHO: DA SEMENTE AO FIO, DEMONSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DO LINHO

No final da Primavera chega a hora de colher o linho que semeamos e cultivamos durante o último par de meses na Quinta de Serralves. Este momento marca o mote para que uma das poucas pessoas que ainda produz linho de forma profissional em Portugal, Mª das Dores Matos, venha partilhar connosco o seu conhecimento sobre a produção desta fibra têxtil em pequena escala, desde a semente ao fio. Durante esta demonstração, será realizada a colheita do Linho e demonstradas as diversas fases que se seguem no seu processamento, nomeadamente ripagem, maceração, moagem e espadelagem, utilizando apenas a matéria-prima produzida no ano anterior em Serralves.

Orientadores: Maria das Dores e Domingos Matos;
Dia: 2 de Julho (sábado);
Horário: 11h-13h;
Local: Quinta de Serralves (Eira);
Entrada: livre, mediante a aquisição do bilhete do Parque ou Museu+Parque.
Mais informações: www.serralves.pt


SÁBADO 02 de JULHO
15H-18H QUINTA DE SERRALVES (EIRA)

COMO SE PRODUZ LINHO: OFICINA PRÁTICA DE PROCESSAMENTO DE LINHO COM Mª DAS DORES MATOS


No final da Primavera chega a hora de colher o linho que semeamos e cultivamos durante o último par de meses na Quinta de Serralves. Este momento marca o mote para que uma das poucas pessoas que ainda produz linho de forma profissional em Portugal, Mª das Dores Matos, venha partilhar connosco o seu conhecimento sobre a produção desta fibra têxtil em pequena escala, desde a semente ao fio. 
Nesta oficina prática dedicada à produção do Linho em pequena escala, iremos aprender todas as fases de processamento desta fibra com a orientação de uma das poucas artesãs no nosso país que utiliza apenas linho cultivado e processado por si própria, no seu trabalho de tecelagem artesanal.  
Os participantes terão oportunidade dar início a esta oficina com o Linhal de 2016 ainda no terreno e aprender todas as técnicas, da colheita à assedagem, utilizando apenas o Linho Galego cultivado na própria Quinta de Serralves e as ferramentas utilizadas pela própria artesã.
Numa altura em que já praticamente não se produz Linho em Portugal e a maior parte do fio utilizado é importado, é importante conhecer o potencial da produção desta fibra e a forma como esta deve ser produzida para se obter fibra têxtil de qualidade.
 
Formadora: Maria das Dores Matos
Dia: 2 de Julho (sábado);
Horário: 15h-18h;
Local: Quinta de Serralves (Eira);
Inscrição: 7,5€
Lotação: 10 participantes;

INSCRIÇÕES
Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento
Online
- Por transferência bancária, à ordem de Fundação de Serralves com o IBAN: PT50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para apoio.se@serralves.pt; dados necessários para a inscrição: nome completo, endereço de e-mail, telefone/telemóvel.

Mais informações: www.serralves.pt


Flax processing workshops and demonstrations at Serralves Farm

2016 is the second year in a row during which flax has been grown in Serralves Farm with the purpose of using this locally grown fiber to teach about its processing for textile use.
The next saturday the 2nd of July, Saber Fazer will bring a whole day devoted to Flax in Serralves, with
demonstrations and workshops.
It's a special opportunity to learn everything about Flax and receive the learning from one of the feew craftswomen that still growns all the flax she uses in her weaving in Portugal:
Mª das Dores Matos.
 

 
Anterior
Anterior

As ferramentas que temos

Próximo
Próximo

COMO SE PRODUZ SEDA - oficinas práticas e demonstrações na Quinta de Serralves