Blog

o Saber Fazer tem loja!
Quando passo tanto tempo sem dar notícias, geralmente é porque estou a arrumar a casa, e essa é sempre uma boa razão, porque depois da arrumação surgem novidades.
A primeira e mais óbvia é que a partir deste ano o Saber Fazer tem uma nova loja online!

Foi uma festa
E foi assim em Serralves no domingo passado.
Penso que para todos nós, tanto na parte têxtil como na cestaria, foi a primeira vez que tivemos de lidar com uma enchente tão grande de pessoas.

Rosa e Manuel, Cesteiros
A Rosa nasceu numa família de cesteiros e o Manuel, quando casou com ela, aprendeu a arte e tornou-se um também. É em equipa, na sua oficina em Braga, que produzem todo o tipo de cestos em vime e, para alguns trabalhos contam ainda com a ajuda do irmão mais velho da Rosa, que foi o seu professor neste ofício.

Lavar a lã com a D.Ilídia
No início de Janeiro, fui ter com a D.Ilídia e juntas lavamos uma bacia de lã, para ela me ensinar como se faz isto como deve ser.Lavar a lã é uma das fases do processo da lã aparentemente mais simples, mas que para mim encerram alguma sabedoria.

Anatomia do Pisão de Bucos
Anatomia do Pisão de Bucos, agora extinto, no livro "Tecnologia Tradicional - Pisões Portugueses".

Tempereiro
Tempereiro, a peça que se usa para esticar o pano no tear, para que não encolha enquanto se tece.

Adelaide e a Lã
Numa visita à D.Ana, marcada para ela me explicar como funcionavam os "riscos" do tear, tive a sorte de conhecer também a D.Adelaide, que é a sua irmã mais velha. Trazia consigo mais alguns riscos e umas mantas, para que eu pudesse perceber melhor como tudo funciona.

Fazer um fuso com o Zé Manel
Quando comecei a aprender a fiar, tornou-se indispensável arranjar uma roca e um fuso para mim. Como tive a sorte de estar a aprender com quem sabe o que faz no que diz respeito à fiação, fui logo informada das características de um bom fuso: são de carvalho, para que tenham um peso próprio adequado, são esculpidos à mão do início ao fim e têm uma mainça bem definida

Apisoar a lã
A folhear o Tecnologia Tradicional: Pisões Portugueses achei uma coincidência engraçada que as únicas fotos de um pisoeiro em acção fossem as do pai do Sr.Francisco, pisoeiro do Pisão de Tabuadela, que já tive a oportunidade de visitar.

Fátima Gomes, Tecedeira
Os tapetes da D.Fátima Gomes ficaram-me na memória desde a primeira vez que os vi e toquei, em Agosto passado. Neles há um lado rústico que respeita a beleza natural da lã e, ao mesmo tempo, conseguem ser incrivelmente sofisticados na sua simplicidade.