Blog

A pensar em Linho, até quando não vai haver linho
Ainda antes desta loucura começar, já tinha decidido que este ano não iria cultivar linho. A Primavera é intensa e este ano queria mais tempo para acabar de escrever e pôr cá fora alguns dos manuais que tenho em stand-by por falta de tempo (o do Linho incluído).
Ainda assim, chego a esta altura do ano e não consigo evitar olhar para o calendário lunar e observar a meteorologia para escolher o dia da sementeira.

Do velo de churra mirandesa à meia
Estas belíssimas meias foram feitas pela Zaida a partir de um dos velos em bruto de Churra Galega Mirandesa que ela trouxe de Miranda do Douro, da tosquia que fizemos em Junho.

Uma vez fiandeira, fiandeira para sempre
Verdadeiro momento “If you build it, they will come”.
Já houve um tempo em que era eu que andava atrás delas, agora são elas que vêm cá ter.


Vamos mudar de casa!
Pois é, vamos mudar de casa! Mais concretamente, vamos deixar o nosso espaço em Matosinhos e vamos instalar-nos numa loja no Porto.

O Índigo do Pastel-dos-Tintureiros do Faial
Em Novembro passado, acabada a temporada do Índigo tive finalmente alguma capacidade de foco para olhar para o Pastel-dos-Tintureiros devidamente e finalmente consegui extrair índigo proveniente desta planta icónica.

Ensinar sobre as Lãs Portuguesas em Vimioso
O fim-de-semana anterior foi passado em Vimioso, no PINTA (Vales de Vimioso), a orientar uma oficina 2-em-1 dedicada às Lãs Portuguesas e ao Trabalho da Lã.

Walk on Wool - A oficina mais épica do ano
O dia anterior ao início desta Masterclass orientada pela Ana Rita de Albuquerque anunciei-o no instagram como sendo a preparação para a oficina mais épica do ano cá no Saber Fazer, e não me enganei. Estavam previstos três dias de formação, que acabaram por se estender para quase 5, e estes revelaram-se fisicamente exigentes e extremamente técnicos. Felizmente, isso é exactamente o que gostamos de oferecer por cá!

O amarelo da nossa Reseda
Finalmente, algumas meadas tingidas com o Lírio-dos-Tintureiros cultivado por nós e “sobretingidas” com índigo para produzir o clássico verde.

Saber Fazer na Festa de Outono 2018
Entre nós que vamos ensinar, a Festa de Outono já é conhecida como aquela prova de endurance anual, já que consiste praticamente em trabalhar continuamente durante 2 dias a ensinar milhares de pessoas sobre a Lã, Fiação, Tecelagem, Feltragem, Tapeçaria, Cestaria e muito mais.