Todos os Linhos cultivados pertencem à espécie Linum usitatissimum L., da qual fazem parte centenas de variedades diferentes.
Algumas destas variedades são comerciais e são estas que são utilizadas correntemente para a produção comercial de Linho para diversos fins, por serem mais produtivas.
Existem também variedades tradicionais que, apesar de não serem cultivadas comercialmente, além de estarem adaptadas às condições locais, encerram em si uma grande riqueza genética e, como tal, é muito importante que sejam mantidas.

Dentro das diferentes variedades que existem, umas estão mais vocacionadas para fibra e outras para a produção de semente, usada para diversos fins.
As variedades mais próprias para fins têxteis costumam ter um caule mais longo e não ramificado, assegurando que as fibras são mais longas. As variedades mais próprias para a produção de semente costumam ter caules mais curtos, muito ramificados. Atenção que uma variedade pode não apresentar uma vocação clara para um fim ou outro, podendo ter uma finalidade mista.

Portanto, depois de se decidir que vamos semear linho, a pergunta a fazer é que linho vamos semear?
Para o cultivo na Quinta de Serralves, iniciado em 2015, tivemos duas coisas em conta: a primeiro é que a finalidade deste linho é a obtenção de fibra têxtil e a segunda é que se faz questão que seja uma variedade tradicional. 

Em Portugal, as duas variedades tradicionais que eram mais cultivadas eram o Linho Galego, que é um linho de Primavera, e o Linho Mourisco, que é um linho de Inverno.
Existem referenciados linhos tradicionais com nomes comuns como CoimbrãoVerdealAbertiço, Serrano e Riga Nacional, entre outros, mas não existem dados científicos que possam confirmar se eram de facto variedades diferentes (com características diferentes), ou se seriam a mesma variedade com nomes comuns diferentes, atribuídos localmente.

Os linhos de Primavera são semeados em Março/Abril, têm um ciclo mais curto que termina geralmente em Junho/Julho e são, geralmente, os que têm o crescimento indicado para a produção de boa fibra. O Linho Galego era conhecido por produzir uma fibra mais fina e delicada.
Os linhos de Inverno são semeados em Outubro/Novembro, têm um ciclo invernal que termina praticamente na mesma altura que os de Primavera, ficando por isso muito mais tempo na terra, e costumam ser as plantas mais indicadas para a produção da linhaça. O Mourisco, apesar de resultar numa planta mais alta, produz fibras mais rústicas que o Galego, e também mais estopa e desperdício de palha.

Se soubermos que estas variedades nacionais raramente crescem mais que 40/50cm de altura, e que as variedades estrangeiras vocacionadas para fibra chegam ao metro de altura, não é difícil de perceber que a desvantagem é que o rendimento da fibra produzida, por área cultivada, será muito menor para as nossas variedades.
No entanto, falando de qualidade e não de rendimento, o Linho Galego, quando bem cultivado e processado, produz fibras muito finas e de grande qualidade que, de acordo com alguns testemunhos de quem processa e trabalha esta fibra anualmente, é mais delicada do que muitas variedades mais rentáveis, prestando-se a produzir fios mais finos. Ou seja, não é a variedade mais rentável, mas o que produz é de boa qualidade.

Moral da história: na quinta de Serralves, semeamos Linho Galego.

Anterior
Anterior

Linho Galego: a semente

Próximo
Próximo

2015 - Saber Fazer em Serralves