Sementeira do Linho 2016
Depois da dificuldade que foi arranjar a semente de Linho Galego para dar início a esta cultura na Quinta de Serralves em 2015, soube bem multiplicá-la e assegurar o linhal deste ano sem ter de andar a contar sementes.
Mais uma vez, queria ter feito a sementeira muito mais cedo, mas se no ano passado foi a falta de maquinaria que nos atrasou, este ano foi a chuva interminável. Na semana passada, dia 21 de Abril, aproveitamos o sol, fez-se uma segunda mobilização do solo e tratamos do assunto.
À segunda volta, com mais experiência na matéria, algumas coisas fizeram-se melhor: o terreno foi preparado com mais antecedência para prevenir o aparecimento de infestantes, a sementeira foi toda feita a lanço para garantir uma densidade uniforme e ainda conseguimos desencantar um rolo no armazém para compactar o solo, o que veio mesmo a calhar porque acho que triplicamos a área do ano passado.
Portanto, com o que aprendi no ano passado com a Dores, o Eng.António Silva e a nossa experiência, as directrizes básicas para se fazer uma boa sementeira de linho são as seguintes:
- preparar o terreno com antecedência;
- bom timing. Escolher a altura certa para semear é meio caminho andado. Aqui no Litoral Norte pode ser logo no início da Primavera, desde que as primeiras geadas já tenham terminado. No interior será mais tarde;
- fazer a sementeira a lanço, de forma relativamente densa e uniforme, para se garantir um linho que cresça sem ramificar e relativamente fino, para obtermos uma fibra longa e fina.
- Cobrir a semente com cerca de 1cm de terra e compactar com um cilindro, para aconchegar a semente à terra e criar um efeito "sifão" que vai bombear a humidade das camadas inferiores, evitando que se tenha de regar;
Passados uns quatro ou cinco dias, a semente deve começar a germinar.
A literatura e os profissionais dizem ainda que o linho não deve ser cultivado no mesmo terreno 2 anos seguidos - deve ser feita uma rotação de 3 anos.
Outros posts no Saber Fazer com mais informação útil sobre a cultura do Linho:
- Que variedade de Linho cultivar;
- Que quantidade de semente é necessária e porquê;
- o que é o Linho Galego e porque é que não encontramos esta semente à venda;

